sábado, 8 de março de 2014

Campanha de vacinação contra HPV tem início segunda-feira


Tem início na próxima segunda-feira, dia 10/03, a campanha nacional de vacinação contra HPV, voltada para adolescentes com idade entre 11 e 13 anos. Em Rio Preto, a vacina estará disponível em todas as 26 unidades de saúde do município e também será aplicada em escolas da rede pública e particular, mediante autorização de pais e responsáveis.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Michela Dias Barcelos, a expectativa é de que sejam imunizadas pelo menos 80% das 8.242 adolescentes nesta faixa etária, o que compreende 6.594 meninas.
“O objetivo da vacinação é a prevenção do câncer de colo de útero, mas a vacina que vamos usar também previne as verrugas genitais. Essa vacina é quadrivalente e protege contra quatro sorotipos de HPV-  o 16, 18 que são associados ao câncer de colo de útero e o 6 e 11 que causam verrugas genitais (condiloma)”, explica a enfermeira.
O esquema adotado pelo Ministério da Saúde prevê a aplicação de três doses para a imunização completa das adolescentes. “A primeira deve ser aplicada agora, a segunda seis meses após a primeira e a última cinco anos após a primeira”, orienta Michela. A vacina somente não será aplicada em casos em que a adolescente esteja grávida ou tenha alergia grave a algum componente da vacina ou em dose anterior.
Para ser vacinada, a adolescente terá duas possibilidades: a vacinação programada em escolas ou comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa, em ambas é necessária a apresentação da caderneta de vacinação. “Nas escolas públicas e privadas, que possuem 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental já está sendo elaborado um cronograma de vacinação”, afirma a enfermeira.
Nas escolas, será utilizado um Termo de Recusa nas escolas, proposto pelo Ministério e Secretaria de Estado da Saúde. Os pais/responsáveis que receberam este termo, caso não concordem com a vacinação deverão encaminhar o termo preenchido para a escola. Os pais que não encaminharem o termo até a data agendada para a vacinação estarão concordando com a aplicação da vacina.
HPV
Segundo o Ministério da Saúde, o HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou ainda transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. 
Em Rio Preto, foram 99 casos de HPV no ano passado. Entre 2006 e 2013, 88 mulheres morreram no município vítimas de câncer do colo de útero. “O papanicolaou está disponível em todas as 26 unidades de saúde do município, basta que as mulheres procurem a recepção das unidades para o agendamento”, explica o ginecologista e coordenador do programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, Clodoaldo Sardilli.

Nenhum comentário: