quarta-feira, 19 de março de 2014

Ocultação de Saturno pela Lua será foco de observação no CIECC


Dessa vez, o fenômeno, que acontece a cada dois anos, poderá ser visto de todo o território brasileiro
Nesta quinta-feira (20/03), às 22h30, um fenômeno interessante poderá ser observado no universo: durante 45 minutos, a Lua esconderá o planeta Saturno, formando um verdadeiro show de astros no céu. E, para quem quiser conferir esse espetáculo de perto, o CIECC (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura) estará aberto a observações telescópicas.
O fenômeno acontece, em média, uma vez a cada dois anos, porém, dependendo da posição da Terra, não é possível observá-lo. “Dessa vez, a localização geográfica do Brasil possibilitará a observação desse fenômeno de todo território nacional”, afirma o físico e coordenador de mostras do CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura), Alexandre Neves. “Será um fenômeno muito bonito de ser observado, além de muito importante para os cientistas, que coletarão informações técnicas para novas pesquisas”.
Mas é bom torcer para que não chova! É que, para que a observação seja possível, Alexandre explica que as condições atmosféricas precisam estar favoráveis.

Observação lunar da ocultação 
de Saturno pela Lua
Dia 20 de março, às 22h30
Local: CIECC (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura) – Avenida Av. João Batista Vetorazzo, nº 500, Distrito Industrial
Entrada gratuita

Nenhum comentário: