quinta-feira, 6 de março de 2014

Roda de Conversa chega aos espaços públicos e alunos participam do Projeto Hora do Conto


As Secretarias de Assistência Social – Semas – e de Saúde, em parceria com entidades que compõem a rede de atendimento à pessoa em situação de rua, realizaram nesta quinta-feira (6/3) abordagem social e Roda de Conversa, na Praça da Figueira, no bairro Santa Cruz. Durante a abordagem foram oferecidos mais uma vez, todos os serviços disponibilizados pelas Políticas Públicas de Assistência Social e de Saúde.
Participaram da ação, assistentes sociais e arteterapeuta dos serviços de abordagem dos Centros POP - Centros de Referências Especializados de Assistência Social para a População em Situação de Rua -, técnicos dos serviços de Consultório de Rua, CAPSIII-AD e Redução de Danos, da Secretaria de Saúde, e ainda, técnicos e dirigentes da Associação Madre Teresa de Calcutá.
No total, as equipes atenderam 23 pessoas em situação de rua que circulam ou que ficam, variavelmente, naquele local. “A Roda de Conversa é uma ação a mais feita pelas equipes de profissionais durante a abordagem social, para sensibilizar, informar, orientar e encaminhar as pessoas que vivem em situação de rua, aos serviços disponibilizados nas redes pública e conveniada”, explica a coordenadora da rede de Proteção Social Especial, Janaina Simão.
A Roda de Conversa é uma ação que já acontece dentro dos Centros POP e é realizada pela arteterapeuta Daniela Benetti. “Levar a Roda de conversa para o espaço público é um desafio. Foi muito positivo esse primeiro o encontro fora do Centro POP. Eles tiveram a oportunidade de contar suas histórias e também puderam ouvir sobre novas possibilidades de construção para suas vidas”, ressalta a arteterapeuta, Daniela.
Durante as Rodas de Conversas, técnicos das pastas ofertaram à população em situação de rua todos os serviços necessários para a reinserção dos mesmos na comunidade, tais como atendimento psicossocial, acolhimento institucional, alimentação, higienização, lavagem de roupa, grupos socioeducativos, balcão de emprego, documentação, programas habitacionais do município, serviços de saúde, entre outros. Além disso, foram oferecidos os serviços disponibilizados por meio de convênios com instituições especializadas como a Associação Madre Teresa de Calcutá.
O Consultório de Rua conta com equipe composta por oito profissionais, para atendimento de usuários em situação de rua. A equipe circula pelo município em um ônibus adaptado, realizando atendimentos em vários locais, em que o usuário é abordado e é oferecido a ele o tratamento, bem como outros atendimentos como de enfermagem, assistência social e encaminhamentos na área de saúde.
  
Alunos participam do
Projeto Hora do Conto

 Alunos da Escola Municipal Amaury de Assis Ferreira participaram nesta quinta-feira (06/03) das atividades do projeto Hora do Conto, promovido pela Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto.
Cerca de 150 crianças visitaram a Biblioteca Municipal e assistiram ao espetáculo “A Mala Mágica”, desenvolvido pela Cia. Os Cogitadores.
“A Mala Mágica” é uma adaptação do espetáculo “Como a lua”, de Vladimir Capela. É a história de um indiozinho de pano, chamando Cauã, que é apaixonado por uma índia humana, Anahi. Cauã sai em busca de ajuda na floresta encantada para que os animais o ajudem a encontrar uma mala mágica que poderia transformá-lo num menino de verdade e ser feliz ao lado de Anahi.
As atividades serão realizadas durante o mês de março sempre às quintas-feiras. As visitas devem ser feitas mediante agendamento prévio, por meio do telefone (17) 3203-2316.
Hora do Conto
O projeto, que foi iniciado em 2009, tem por principal objetivo dinamizar as atividades de leitura na Biblioteca, formar novos leitores e incentivar o hábito de leitura entre as crianças de uma maneira lúdica e prazerosa. Nestes cinco anos participaram mais de 7,6 mil crianças.

Hora do Conto
Dias: 06, 13, 20 e 27 de março (quinta-feira)
Horário: 09 horas
Local: Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal "Dr. Fernando Costa".
Informações: (17) 3202-2316
Contato Cia. Os Cogitadores: 3212-9455/ 9.9115-7994/ 9.9214-9142

Nenhum comentário: