segunda-feira, 28 de abril de 2014

18,2 mil foram imunizados contra influenza e Saúde realiza noite preventiva no Cidadania


Cerca de 18,2 mil pessoas já foram imunizadas contra a influenza, em Rio Preto, dentro da campanha nacional de imunização contra a doença. Os divulgados nesta segunda-feira, dia 28/4, pela Secretaria de Saúde, são referentes ao período de 22/4 até às 14 horas do último sábado, 26/4, considerado Dia D contra a Influenza.
Segundo a enfermeira e gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, até o momento o município obteve uma cobertura de 16,2% das 127,8 mil que se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde para imunização. A meta é que 80% desta população seja imunizada até 9/5, data de término da campanha.
Devem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
“Para se vacinar, a pessoa tem de se enquadrar nos grupos propostos pelo Ministério da Saúde e procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e caderneta de vacinação. As pessoas acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Rio Preto, devem levar o Manual Vivendo com Saúde”, afirma a enfermeira.
Nesta segunda-feira, dia 28/4, uma tenda foi montada pela Secretaria de Saúde para vacinação de frequentadores da Igreja São Judas Tadeu. O posto volante teve início de atendimento às 7 horas e vai atender a população até às 21 horas. Em Rio Preto, a vacina está disponível em todas as 26 unidades de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, exceto pelas salas de vacinas das unidades Jaguaré, Solo Sagrado, Vetorazzo, Eldorado, Parque Industrial, Santo Antônio e Vila Toninho, que funcionam até às 20 horas.

Saúde realiza noite 
preventiva no Cidadania 

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza nesta terça-feira (29/4), Noite Preventiva em Saúde na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Parque da Cidadania, localizada na região norte do município.
Serão ofertados testes sorológicos para diagnóstico para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de aferição de pressão arterial, medição de glicemia e atualização do calendário vacinal, além de consultas médicas.
Para ser atendido, o munícipe deve morar nas imediações da UBSF Parque da Cidadania e comparecer a unidade com o Manual Vivendo com Saúde ou caderneta de vacinação, além de documentos pessoais. A unidade está localizada na Rua João Gagliardo, 105.
O atendimento será realizado das 17 às 21 horas.

Nenhum comentário: