quinta-feira, 10 de abril de 2014

S. J. do Rio Preto ganha Prêmio David Capistrano


O município de São José do Rio Preto foi classificado entre os 10 melhores do Estado de São Paulo em experiências exitosas durante a quarta edição do Prêmio David Capistrano, realizado entre os municípios participantes do XXVIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado de 2 a 4 de abril, em Ubatuba (SP). 
O trabalho classificado foi “Implantação de Ferramentas para Enfrentamento da Sífilis Congênita”, desenvolvido pela médica Tânia Perinazzo e enfermeiras Andréia Francesli Negri, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fabiana Karam e Francielli Carvalho de Faria.
A experiência trata da metodologia implantada pela Secretaria de Saúde para notificação dos casos de sífilis congênita – quando a doença é passada da mãe para o bebê, bem como acompanhamento da gestante e tratamento da mãe e criança, caso ocorra a contaminação.
Foi a segunda vez o município se classificou como um dos melhores do Estado no mesmo prêmio. A primeira vez foi em 2012, na terceira edição do David Capistrano, durante o Congresso de Secretários Municipais de Saúde, realizado em Marília. Na época, Rio Preto ganhou com a experiência “Monitoramento de instituições de longa permanência para idosos”.
Na edição 2014, segundo a comissão organizadora do Congresso, foram inscritas 387 experiências, com a participação de 62 municípios, entre 11 temas pré-selecionados. Rio Preto concorreu com quatro banners, em áreas distintas.
Também foram classificadas experiências exitosas dos municípios de Espírito Santo do Pinhal, Guarulhos, Mauá, Ourinhos, Pereira Barreto, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos e São Paulo.
O evento contou com a participação total de 1.569 pessoas, dentre congressistas, palestrantes e profissionais que acompanharam os cursos.

Nenhum comentário: