terça-feira, 22 de abril de 2014

Secretaria da Saúde inicia campanha de vacinação contra influenza em São José do Rio Preto


Teve início nesta terça-feira (22/4), a campanha de imunização contra influenza. Em Rio Preto, as doses da vacina já estão disponíveis nas 26 unidades de saúde do município. A campanha, que tem abrangência nacional, será realizada até o próximo dia 9 de maio.
Deverão ser imunizadas contra a doença pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
De acordo com a enfermeira e gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, 127.892 pessoas englobam os grupos prioritários a serem vacinados contra a doença. A meta proposta pelo Ministério é de que 80% desta população seja imunizada.
Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
“Quem se enquadra nos grupos deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e, se possível, caderneta de imunização para atualização do calendário vacinal”, afirma Michela.
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Nenhum comentário: