sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ação orienta sobre tabagismo no Cidade Norte


Quem passar pelo Shopping Cidade Norte nesta sexta-feira (30/05), entre às 11 horas e às 17h30, poderá participar da campanha “Fumar: faz mal para você, faz mal para o planeta”, promovida pela Boehringer Ingelheim e Regional de São José do Rio Preto da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), em parceria com Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC). O evento tem apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde. 
A campanha, que ocorre na véspera do Dia Mundial sem Tabaco, tem como objetivo orientar fumantes e não fumantes sobre os malefícios do cigarro e sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que causa anualmente cerca de 40 mil mortes. 
Durante a ação, que será realizada na entrada três do centro de compras (Ganha Tempo / Planet Girls) em espaço montado entre as lojas Lívia e Polo Wear, serão feitos exames como aferição de pressão arterial, teste de função pulmonar, distribuição de material educativo, além de encaminhamento para tratamento nos centros antitabagismo mantidos pela Secretaria de Saúde.
A primeira avaliação, também conhecida como “teste do sopro”, consiste num procedimento simples que permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. Caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será encaminhado para uma avaliação criteriosa com um pneumologista, e será realizado o teste completo de espirometria, exame que, basicamente, mede o volume de ar dentro do pulmão.
Tratamento
O município de Rio Preto oferta, desde novembro de 2009, tratamento para pessoas que desejam parar de fumar nas unidades de saúde do Santo Antônio, Solo Sagrado e Vila Toninho. 
O tratamento é realizado por meio de abordagem cognitivo-comportamental. O usuário passa por uma primeira avaliação e depois é submetido ao teste Fagerstrom, que avalia o grau de dependência de cigarro do paciente. Em seguida, o usuário é encaminhado a um médico que vai fazer uma avaliação clínica e explicar os danos e agravos à saúde causados pelo uso do tabaco. 
Durante a consulta é fornecida orientação médica e solicitados exames como avaliação cardiopulmonar e nível de oxigenação do sangue, por exemplo. 
Após as avaliações da enfermagem e clínica, o paciente é encaminhado a um grupo de orientação, coordenado por uma psicóloga. São quatro sessões de terapia, com duração de uma hora e meia, onde o paciente será orientado e sensibilizado quanto ao uso de tabaco como, dependência e conseqüências para a saúde. 

Os interessados em participar do programa antitabagismo devem procurar a recepção das unidades de saúde do Santo Antônio, Solo Sagrado e Vila Toninho para cadastro e agendamento de avaliação.

Nenhum comentário: