terça-feira, 20 de maio de 2014

Crianças e Adolescentes de São José do Rio Preto participam de ato contra Violência Sexual


Crianças e adolescentes de várias instituições e entidades de Rio Preto participam nesta sexta-feira (21/5), de mobilização no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento faz parte da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizada pela Secretaria de Assistência Social de Rio Preto, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente –CMDCA – e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.
A mobilização acontece na Praça Rui Barbosa, a partir das 9 horas, e terá apresentações artísticas de alunos da Escola Viva, “As Valquírias”, Hip Hop do CCJ - Centro de Convivência da Juventude, Projeto Guri, oficinas artesanais e grafitagem e encenação teatral da peça "Araceli, meu amor", com a atriz Gisele Lançoni.
O objetivo da Campanha, como ressalta a secretária de Assistência, Helena Cristina Marangoni, é chamar a atenção da sociedade sobre a importância de se denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “Queremos conscientizar as pessoas que, apenas uma ligação para o disque denúncia 100, pode mudar e salvar a vida de uma criança ou adolescente”, destaca a secretária.
A menina Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade, foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 18 de maio de 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
Além da mobilização na praça, a Assistência Social realiza ainda ações nos semáforos, com artistas com perna de pau para chamar a atenção dos motoristas com faixas de “Violência Sexual é Crime: denuncie” e material informativo. Já nos Centros de Referencias de Assistência Social – CRAS -, CCJ – e Centro POP, acontecem apresentações teatrais.
No dia 30, no Teatro Municipal Paulo Moura, às 9horas, a assistente Social Adriana Aparecida dos Santos, mestre em Política Social e Serviço Social e coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social - no município de Londrina, irá falar sobre os serviços da área especializada, com o tema “Papel do CREAS no enfrentamento a violação de direitos”.
As inscrições para o se podem seminário podem ser feitas pelo e-mail: gestaodotrabalho.semas@riopreto.sp.gov.br.

Nenhum comentário: