sábado, 10 de maio de 2014

Dia da cozinheira, arma de cavalaria e guia do turismo


A arte da culinária é exigente. Requer muita inspiração, criatividade, versatilidade, dedicação e amor à profissão. Por isto a primeira coisa que vem à nossa lembrança é o Chef d’cuzine francês. A arte da culinária é exigente. Requer muita inspiração, criatividade, versatilidade, dedicação e amor à profissão. Por isto a primeira coisa que vem à nossa lembrança é o Chef d’cuzine francês. 
Eles só ganharam a notoriedade e respeitabilidade que ainda possuem a partir de 1533, quando Catarina de Médici tirou a cozinha francesa do primitivismo da Idade Média e a fez ingressar no esplendor da renascença. 
Nascida em Florença, essa italiana desembarcou em Marselha com um dote que incluía preciosos livros de receitas e um séqüito de cozinheiros florentinos. Com eles, os cozinheiros franceses aprenderam a lidar com o açúcar, um ingrediente que ignoravam. Passaram a usar o garfo, a degustar o licor e a fazer de cada refeição um verdadeiro banquete. Por coincidência ou não, a partir de Catarina de Médici, a cozinha francesa se transformou, e pode-se dizer que cozinheiro passou a ser uma profissão.
Atualmente, o cozinheiro é o profissional que organiza, coordena e controla todas as atividades que se desenrolam numa cozinha. Tem de planear e organizar a produção de refeições diárias ou de eventos especiais como cardápios, banquetes ou semanas gastronômicas. Planeja a aquisição dos produtos alimentares necessários em função do número de refeições a serem produzidas e controla os estoques existentes. 
O chefe de cozinha é um administrador, dele depende a organização de toda a atividade da cozinha, desde a preparação da mesma para a realização do trabalho diário, tal como a elaboração dos cardápios, a requisição dos alimentos e bebidas e a elaboração da lista de mercado diária. Como bom gestor, coordena as equipes que estão sob seu comando a partir do treinamento e integração dos novos auxiliares.
Por ser uma profissão rigorosa e de grande responsabilidade, é necessário que o cozinheiro se identifique com os objetivos e a cultura da empresa para a qual trabalha. Precisa ser criativo e dinâmico na elaboração de novas receitas da cozinha trivial ou sofisticada e na forma de apresentação de pratos salgados e doces. Têm de conseguir trabalhar em equipe, aceitar novas idéias e saber integrá-las ao mesmo tempo em que lidera as equipes que estão sob suas ordens.
Para ter boa posição no mercado de trabalho, é necessário que tenha um bom domínio sócio-cultural, ou seja, conhecimentos básicos dos idiomas inglês e francês no contexto da atividade profissional; iniciação à informática; escolaridade de nível técnico em culinária. Hoje há uma exigência da legislação para o conhecimento técnico das normas de saúde, higiene e manipulação dos alimentos e da segurança do trabalho.

É também 




Nenhum comentário: