quinta-feira, 29 de maio de 2014

Hoje é Dia do Estatístico - 29 de maio


Entre os séculos XVI e XVIII, o poder econômico começou a ganhar mais importância que o poder militar. O mercantilismo fez uso da estatística para analisar variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens, alimentos e riquezas.


A palavra Estatística vem do grego, “statízo”, que significa “estabelecer”, “verificar”. Atualmente, a Estatística moderna integra um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa, envolvendo o planejamento do que se quer medir, a coleta qualificada de dados, a inferência, o processamento, análise e distribuição das informações. Em suma, objetivo principal da Estatística é fornecer métodos e técnicas para interpretarmos situações incertas.
O uso da estatística já está entre nós há mais de 5000 anos. Em 3000 a.C. eram feitos censos na Babilônia, China e Egito. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o censo de todo o Império Romano porque as informações eram utilizadas para a aplicação de impostos e alistamento militar. Essa aplicação da estatística perdurou até a Idade Média, porque a população influenciava diretamente no poderio militar de uma nação. 
Entre os séculos XVI e XVIII, o poder econômico começou a ganhar mais importância que o poder militar. O mercantilismo fez uso da estatística para analisar variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens, alimentos e riquezas. Assim, a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos bens do Estado. 
O professor Kaizô Beltrão, superintendente da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), explica que "presentemente, usamos a palavra com os seus dois sentidos originais. No sentido de ‘estabelecer’, a Estatística cuida do levantamento de dados, sua posterior organização e sistematização. No sentido de ‘verificar’, a Estatística testa hipóteses, faz projeções, estima quantidades que não podem ser mensuradas diretamente, seja na natureza, seja no mundo social do qual fazemos parte”. 
A partir de 1920, foi estruturada a moderna Estatística Analítica. No Brasil, o ensino da estatística iniciou oficialmente com os primeiros cursos dos Institutos de Educação do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Atualmente, o órgão governamental responsável pelas “estatísticas” no Brasil é o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Fundado em 1934 com o nome de Instituto Nacional de Estatística, a principal missão do IBGE é a de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania. Para tanto, através da estatística, o IBGE colhe os dados sobre a situação social, econômica e demográfica do país, fornecendo os números à sociedade.

É também 



Nenhum comentário: