domingo, 25 de maio de 2014

Hoje é Dia do Massagista - 25 de maio


Existem vários tipos de massagens, originárias de diversos países como o Japão, China, Índia e outros, entretanto, todas essas técnicas já estão adaptadas e incorporadas aos costumes ocidentais.


 A profissão de massagista é de nível profissionalizante e é regulamentada pelo Decreto Lei nº 3.968 de 1961. O massagista pode possuir gabinete em nome próprio, desde que tenha a habilitação legal e a administração do tratamento, que somente será feita mediante prescrição médica.
O desconhecimento da opinião pública desse tipo de trabalho e o descrédito por parte de colegas de outras áreas da saúde, são as primeiras dificuldades encontradas por esses profissionais. A outra, talvez a maior, é a diferença entre o massagista e o fisioterapeuta.
Enquanto o fisioterapeuta tem competência para realizar tratamento ativo e passivo, e o pratica em hospitais, clínicas, clubes e privadamente, o massagista é qualificado somente para realizar tratamento passivo. Os importantes métodos ativos de tratamento estão longe da capacidade do massagista, mas dentro do domínio do fisioterapeuta.
Sem dúvida, os massagistas são necessários e realizam uma tarefa importante no cuidado com o paciente, mas no tratamento de lesões e traumas causados pelos esportes ou acidentes, eles não podem substituir o fisioterapeuta. Esse trabalho deve ser feito em parceria.
A massagem é habilidade, não é força, e a dor não deve fazer parte das sessões. O correto é sentir, no máximo, uma dor suportável de alívio. É importante dar especial atenção ao profissional, procurando certificar-se quanto à sua formação e habilitação em massagem.
Existem vários tipos de massagens, originárias de diversos países como o Japão, China, Índia e outros, entretanto, todas essas técnicas já estão adaptadas e incorporadas aos costumes ocidentais.
Concluímos que as técnicas de massagens são milenares, consistindo a pressão com os dedos e deslizamentos da mão sobre pontos das extremidades do corpo, incluindo o tronco, a cabeça e os membros. A massagem elhora a circulação sangüínea, dores musculares, alguns tipos de dores de cabeça, dores nas costas, lombares e torcicolos. Todo o corpo é tocado com a pressão dos dedos, cotovelo e antebraço, dorso da mão e também com os pés do massagista.
A massagem tem o objetivo de harmonizar o indivíduo e por isso remove as tensões restaurando o fluxo normal de energia, beneficiando os sistemas ósseo, muscular, urinário, digestivo, linfático, endócrino, respiratório e circulatório e as articulações. 
O massagista transmite energia através das mãos, desobstruindo os pontos de bloqueio de energia e estimulando os pontos dos órgãos vitais com o uso de óleo ou creme, para facilitar os movimentos, diminuindo as dores musculares e promovendo, assim, relaxamento corporal e mental.

É  também





Nenhum comentário: