quinta-feira, 1 de maio de 2014

Projeto Mala Viajante estimula leitura de estudantes


A Escola Municipal Pinóchio, instituição sob responsabilidade da Secretaria da Educação de São José do Rio Preto, deu início neste mês, ao projeto "Mala Viajante", que visa aproximar as crianças da leitura e incentivar o aprendizado inserindo a participação da família.
Samira Cristina Daas, coordenadora pedagógica da escola, explica que todas as semanas são entregues duas malas por sala com 10 clássicos literatura infantil. São livros com os principais clássicos dos contos de fadas como: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida. As crianças também recebem caixa de lápis de cor, giz de cera, canetinhas e caderno.
“A cada semana dois alunos levam a mala para casa. Nesta etapa é necessária a colaboração dos pais e familiares que deverão ler os livros e no final de cada leitura registrar no caderno o desempenho da criança, o aluno também fará o registro no caderno e em sala de aula onde contará para os colegas como foi a experiência”, explica a coordenadora.
“A iniciativa é importante para despertar o interesse da criança, o que reforça a importância do hábito da leitura”, destaca Samira. O projeto, que envolve atualmente alunos de 4 a 5 anos, tem a participação de 186 estudantes da instituição.
O projeto vai ser executado até a primeira semana do mês de novembro, quando se encerra durante a Semana Literária. "Nesta data serão realizadas várias atividades para os estudantes como bate-papos com autores de livros infantis, contação de histórias, visitas à biblioteca móvel e também noite de autógrafos dos livros elaborados pelo jardim II e feira do livro", afirma Samira.

Nenhum comentário: