quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saúde abre inscrições para curso de cuidadores de idosos no Estoril e orientação sobre tabagismo


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, está com inscrições abertas para curso de cuidadores de idosos que será realizado na área de abrangência do Centro de Saúde Escola (CSE) Estoril. São 50 vagas. 
Podem participar familiares de idosos acamados ou cuidadores que já trabalham na área. Os interessados têm até o dia 23/05 para se inscreverem gratuitamente na recepção da própria unidade de saúde. 
O CSE Estoril está localizado na rua Caetano Elzo Rogério, 1800, no Parque Estoril. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. 
O Curso de Cuidadores de Idosos será realizado entre o dia 27/05 e 11/06, em seis encontros, sempre no período noturno, a partir das 19 horas. Após a conclusão será emitido certificado para os participantes. 

No curso serão debatidas temáticas voltadas aos idosos como calendário vacinal, principais direitos, cuidados terapêuticos, entre outros.

Saúde orienta
 sobre tabagismo

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza orientação sobre tabagismo nesta quinta-feira, dia 15/05, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Americano. A ação será realizada em parceria com alunos do curso de Enfermagem da Faceres. 
Segundo a gerente da UBS, Rosilene Alcantara da Silva, a ação será realizada no período da manhã na sala de espera da unidade para pacientes que aguardam por consultas e procedimentos. 
Durante a ação serão distribuídos materiais educativos sobre os malefícios do tabagismo. 
Programa
Em outra frente, o município de Rio Preto oferta, desde novembro de 2009, tratamento para pessoas que desejam parar de fumar nas unidades de saúde do Santo Antônio, Solo Sagrado e Vila Toninho. 
O tratamento é realizado por meio de abordagem cognitivo-comportamental. O usuário passa por uma primeira avaliação e depois é submetido ao teste Fagerstrom, que avalia o grau de dependência de cigarro do paciente. Em seguida, o usuário é encaminhado a um médico que vai fazer uma avaliação clínica e explicar os danos e agravos à saúde causados pelo uso do tabaco. 
Durante a consulta é fornecida orientação médica e solicitados exames como avaliação cardiopulmonar e nível de oxigenação do sangue, por exemplo. 
Após as avaliações da enfermagem e clínica, o paciente é encaminhado a um grupo de orientação, coordenado por uma psicóloga. São quatro sessões de terapia, com duração de uma hora e meia, onde o paciente será orientado e sensibilizado quanto ao uso de tabaco como, dependência e conseqüências para a saúde. 

Os interessados em participar do programa antitabagismo devem procurar a recepção das unidades de saúde do Santo Antônio, Solo Sagrado e Vila Toninho para cadastro e agendamento de avaliação.

Nenhum comentário: