sexta-feira, 6 de junho de 2014

Copa vira tema de álbum de figurinhas e campeonato em escolas de São José do Rio Preto


A Copa do Mundo, que tem início ainda neste mês, virou tema de álbum de figurinhas e campeonato de futebol em duas escolas da rede municipal de ensino, sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto. Pelo menos 700 alunos estão engajados em ambos os projetos.
Na escola municipal Antonio Espada Filho, localizada no Parque da Liberdade, vai até a hoje, sexta-feira, dia 6/6, a Copinha, que é um campeonato de futebol. Todas as 14 salas de aula da instituição participam da competição com um time cada e torcedores. Cada time representa um País diferente.
“O objetivo deste tipo de ação, que envolve alunos do Jardim 2 ao quinto ano do Ensino Fundamental, é promover o conhecimento das características e culturas dos países que estão participando da Copa do Mundo, bem como incentivar a prática de atividades físicas e promover a interação entre eles”, explica a diretora Vanessa Cristina Pavezi.
Os jogos acontecem tanto pela manhã e à tarde, combinando classes em que os estudantes tenham idades próximas. Ao final da Copinha, os vencedores receberam medalhas.
Já na escola municipal Professor Adherbal Abraão dos Santos, no Jardim Maracanã, foi desenvolvido um albúm da Copa que traz nas figurinhas desenhos criados pelos próprios estudantes e corpo docente baseados nas informações culturais de países que vão disputar a Copa do Mundo.
“Escolhemos dez países e cada classe ficou responsável por pesquisar informações sobre um País diferente como aspectos geográficos, históricos e turísticos. Até pesquisa com moradores desses locais foram feitas, por meio de entrevistas com parentes e conhecidos que vivem nestes países”, afirma a diretora da escola, Aparecida de Cássia Franco Fonseca.
Ao todo foram impressos 358 álbuns, que vão receber 100 figurinhas cada. “Até o dia 27/6, que é próximo do recesso de julho, eles vão completar o álbum. Cada semana, todos os alunos ganham 10 figurinhas. Foi uma forma interativa de falar da Copa, estudar Geografia e História dentro da sala de aula”, explica a diretora.

Nenhum comentário: