quinta-feira, 26 de junho de 2014

Hoje é Dia do Metrologista - 26 de junho


No Brasil, comemora-se o Dia do Metrologista a 26 de junho, para lembrar a data em que o sistema métrico decimal, oriundo da França e precursor do atual Sistema Internacional de unidades (SI), foi oficializado no Brasil pela lei no 1.175, de 26/4/1862, assinada pelo imperador D.Pedro II.

O Comitê Internacional de Pesos e Medidas instituiu o Dia Mundial da Metrologia, para comemorar a assinatura da Convenção do Metro, ocorrida em 20 de maio de 1875, época em que 17 países - entre estes, o Brasil - assinaram a convenção. Hoje, trata-se de um acordo entre 48 nações.
No Brasil, comemora-se o Dia do Metrologista a 26 de junho, para lembrar a data em que o sistema métrico decimal, oriundo da França e precursor do atual Sistema Internacional de unidades (SI), foi oficializado no Brasil pela lei no 1.175, de 26/4/1862, assinada pelo imperador D.Pedro II.
Em época mais remota, havia diversas unidades de medida, que variavam de país a país ou, o que era pior, mudavam dentro do mesmo país ou da mesma região. A necessidade de equiparar as medidas foi aumentando com o passar do tempo. O sistema métrico foi o primeiro sistema racional de unidades, internacionalizado na convenção. Por meio de um tratado, estabeleceu-se o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), com sede na França.
Em 1960, com o advento da XI Conferência Geral de Pesos e Medidas e o aval dos mais importantes países, o Bureau ganhou relevância e foi chamado de Sistema Internacional de unidades (SI), que definiu as unidades de base e as unidades derivadas. Em 1983, a XVI Conferência Geral de Pesos e Medidas estabeleceu novas unidades, que podem ser assim definidas: unidades de base - metro (comprimento), quilograma (massa), litro, segundo (tempo), ampere (intensidade de corrente elétrica), mol (quantidade de matéria) e candela (intensidade luminosa), - e unidades derivadas - metro por segundo, volt (diferença de potencial elétrico), hertz (freqüência), newton (força elétrica), var (potência reativa), siemens (condutância), henry (indutância), farad (capacitância) etc.
Em documentos que datam de 1532, a atividade metrológica se referia à fiscalização do funcionamento de mercados locais. Uma legislação sobre o assunto também pode ser encontrada na Constituição Imperial de 1824, baseada nas legislações dos Estados Unidos e da França. Nela consta que uma das atribuições do Poder Legislativo seria o estabelecimento de padrões de pesos e medidas.
No Brasil, a metrologia se confunde com o surgimento das primeiras instituições militares e superiores (universidade), escolas de ofícios e o Observatório Nacional (Serviço da Hora).
Em 1973, foi criado o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que coordena a metrologia científica e industrial e se divide em dois ramos: Laboratório Nacional de Metrologia e Rede Brasileira de Calibração. O primeiro é responsável pela realização, manutenção e disseminação das unidades do Sistema Internacional (SI), localizado no Rio de Janeiro. O segundo mantém uma gama de laboratórios espalhados em diversas regiões do país, para atender à demanda de serviços.
O metrologista é um profissional que pode atuar tanto na área da indústria e da pesquisa, quanto na do sistema metrológico nacional ou mesmo em empresas.
No âmbito da pesquisa, a metrologia é de extrema importância para se obterem informações confiáveis nas investigações científicas. A maioria das descobertas científicas foram e sempre são fundamentadas em observações de experimentos: parte-se de uma meticulosa medição de grandezas e pequenos efeitos para se chegar a novos princípios, prontamente equacionados.
Na indústria, a metrologia se aplica de maneira mais ampla, mantendo sob controle os processos produtivos de toda ordem. Ou seja, tem forte influência sobre a qualidade final do produto. Também é importante para desenvolver, aperfeiçoar e testar novos produtos. O profissional dessa área pode criar sistemas e processos de medição para serem aplicados no setor e ainda calibrar instrumentos e padrões próprios, visando a excelência na produção.
Os inúmeros laboratórios que prestam serviços de calibração de instrumentos e fazem testes em produtos e em equipamentos - cada vez mais solicitados por conta das normas da Organização Internacional de Normatização - International Organization for Standartization (ISO) - vêm se apresentando como um mercado de trabalho que se expande cada vez mais.

É também


Nenhum comentário: