sexta-feira, 25 de julho de 2014

Hoje é Dia do Motorista - 25 de julho



O Dia do Motorista é festejado no dia de seu padroeiro, São Cristóvão, em 25 de julho, mas ao longo da semana ocorrem eventos de educação para motoristas e pedestres em todo o país.




O Dia do Motorista é festejado no dia de seu padroeiro, São Cristóvão, em 25 de julho, mas ao longo da semana ocorrem eventos de educação para motoristas e pedestres em todo o país. Nesse, período, o santo é honrado pelos devotos, sobretudo pelos motoristas que agradecem e buscam sua especial proteção durante seu trabalho em meio ao trânsito.
A Festa é organizada pelas dioceses e escolas e pelo governo, municipal, estadual e federal, visando conscientizar a sociedade da necessidade de restaurar a paz no trânsito, em todo o território nacional.
As crianças fazem faixas e cartazes alusivos à data, com temas como: uso de cinto de segurança, limites de velocidades nas vias.
Elas ainda são estimuladas a aprender as leis do trânsito, participando de jogos e de outras atividades, especialmente programadas pelos Detrans.
Os soldados do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros fazem, nesse dia, uma dramatização para socorrer uma pessoa que sofreu um acidente automobilístico e tem suspeita de traumatismo na coluna. Geralmente, esse exercício é feito em parques ou no estacionamento dos shoppings e dos supermercados, em razão do grande fluxo de pessoas, de modo que a simulação possa alertar o maior número de adultos e crianças.
No Brasil, a imprudência ainda é uma das principais causas de morte, superando o índice de homicídios no país. É preciso, pois, o envolvimento de todos os setores da sociedade, não só para que todos possam refletir sobre sua conduta no trânsito, como também para agradecer e pedir proteção a são Cristóvão.
Cristóvão era quase um gigante, muito forte, mas, muito ingênuo e bom. Seu desejo era servir ao mais poderoso dos reis. Depois de servir a vários, percebeu que temia ao Senhor da Cruz, Jesus Cristo, o Rei dos Reis. Converteu-se à fé e serviu-o por meio da caridade, transportando nas costas os viajantes que precisavam atravessar um perigoso rio. Segundo a tradição, transportou também Jesus Cristo, que lhe apareceu sob a forma de uma criança. Por isso, tornou-se conhecido como Cristóvão, que significa "Porta-Cristo" ou "aquele que transportou Cristo". Ele converteu muitos pagãos, mas morreu decapitado no século III. São Cristóvão é venerado como protetor dos viajantes e em razão da devoção dos fiéis, como padroeiro dos motoristas.

 É também



Nenhum comentário: