terça-feira, 1 de julho de 2014

Saúde realiza curso sobre diabetes no Caic


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (03/7), para o curso Educando em Diabetes, que será realizada na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Caic e Cristo Rei.
Voltado para diabéticos, o curso prevê, por meio de palestras, orientar a população sobre a doença, tratamento, principais cuidados, hábitos alimentares, atividades físicas, além de complicações. As inscrições são gratuitas.
Os interessados em participar deverão procurar a recepção da UBSF Caic/Cristo Rei, localizada na avenida de Maio, 1160, entre 7 e 17 horas.
Segunda a gerência da unidade Caic/Cristo Rei, o curso terá início no próprio dia 3/7, das 7h30 às 9 horas, com a palestra Conhecendo a Diabetes. Ao todo serão quatro encontros que acontecerão também nos dias 07/08, 10/09, e 02/10.
Em todos os dias de curso haverá aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
Tratamento
Hipertensos e diabéticos têm em Rio Preto dois programas de tratamento específicos, ofertados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as 26 unidades de saúde do município – trata-se do Tempero da Vida, voltado a portadores de hipertensão arterial e o Doce é a Vida, para quem tem diabetes, tanto o tipo 1 como o 2. 
Para realizar o tratamento e acompanhamento da doença na rede pública de saúde, basta que o hipertenso ou diabético procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa portando documento de identidade e comprovante de residência. O indivíduo será cadastrado nos grupos e passará por acompanhamento periódico tanto médico como de enfermagem, que vai monitorar a taxa de glicemia, peso e variações da hipertensão arterial.
Dentro dos programas, o paciente também acesso gratuitamente aos medicamentos indicados pelo médico, que podem ser retirados diretamente nas farmácias das unidades de saúde e orientação nutricional.
No caso de pacientes insulino-dependentes, o Ministério da Saúde, por meio do município, também cede mediante contrato de comodato, o aparelho portátil para aferição dos índices glicêmicos, o que garante um melhor acompanhamento da doença pelo paciente.

Nenhum comentário: