quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Centro da Mulher tem grupo de apoio a mulheres com câncer


 O Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (CAESM), sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, acaba de implantar novo grupo de apoio para mulheres acometidas por câncer de mama.
Trata-se do Laços de Vida, que tem por objetivo disponibilizar um local de troca de experiência entre as mulheres com diagnóstico de câncer, oferecer apoio e orientação às mesmas, fortalecendo o tratamento e vínculo com o serviço. Formado por equipe multidisciplinar, o grupo tem apoio de psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro e médico.
O novo grupo, segundo a gerente do CAESM, Fabíola Valerio Severino Pereira, é destinado às mulheres que acabaram de receber o diagnóstico de câncer.
“O primeiro grupo foi implantado em agosto de 2012 e hoje tem as primeiras pacientes que receberam o diagnóstico da doença. Como o resultado foi positivo no apoio a essas pacientes foi decidido criar um segundo grupo. Cada semana, além de informações sobre a doença, experiências, também são levados profissionais de áreas afins como nutricionista, hematologista para dar outras orientações”, afirma a gerente.
Os encontros – que têm duração de uma hora - ocorrem quinzenalmente, todas as terças-feiras, a partir das 14 horas, no auditório do CAESM.
Para participar, basta que as mulheres interessadas procurem a recepção do serviço de saúde e se inscrevam. O CAESM está localizado na Avenida Philadelpho Gouveia Neto, 1960, no Jardim Conceição.
CAESM
Inaugurado em maio de 2012, o CAESM visa agilizar o atendimento à mulher, principalmente no que se refere à questão de diagnóstico. Lá serão realizados exames como densitometria óssea, ultrassom, mamografia e raio X, auxiliando no diagnóstico de cânceres como de mama e colo do útero, que, se descobertos precocemente aumentam as chances de cura das mulheres. 
Desde a fundação já foram diagnosticados 114 casos de câncer de mama e 19 casos de câncer de colo de útero.

Nenhum comentário: