domingo, 7 de setembro de 2014

CVV de São José Rio Preto realiza nesta terça o II Fórum Municipal de Prevenção ao Suicídio



Em alusão ao dia 10 de setembro, “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, o CVV – Programa de Valorização da Vida de São José do Rio Preto (SP), com apoio do Senac, Sincomércio e Prefeitura Municipal, promove o II Fórum Municipal de Prevenção do Suicídio, que será realizado no dia 09 de setembro, das 8h às 12h30, no auditório do Sincomércio. Qualquer pessoa com idade acima de 18 anos pode participar do evento, basta se inscrever, por telefone ou e-mail. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
 Atualmente considerado pelo Ministério da Saúde um problema de saúde pública, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira. Por isso, o tema escolhido para o II Fórum de Prevenção ao Suicídio foi “Suicídio: Conhecer para Prevenir”. “Nosso objetivo é quebrar esse estigma e facilitar a prevenção”, explica Francisco Lopes, coordenador do CVV de Rio Preto. “Por isso, o evento busca trabalhar maneiras de enfrentar o problema e levantar informações sobre o assunto, a fim de definir estratégias de políticas públicas e articular uma ’rede de prevenção‘ capaz de fazer frente a esse desafio”.
 Programação
 Durante o Fórum, dois pontos importantes serão abordados: o que já está sendo feito para prevenir o suicídio e o que é possível ser feito com relação aos índices de suicídio. Para responder tais perguntas, o evento será dividido em duas partes. “Na primeira, as entidades parceiras vão se reunir em grupos de socorristas, tratamento e apoio para expor ações que são desenvolvidas. Na segunda, faremos um Word Café com três rodadas de conversa e para discutir novas ações”, explica Lopes.  
 As entidades parceiras do evento são: SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), UPA (Unidade de Pronto Atendimento, Hospital Dr Adolfo Bezerra de Menezes), Corpo de Bombeiros, Famerp, CAESM (Centro de Atendimento Especializado da Saúde da Mulher), CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial Adulto e Infantil), Grupo de Apoio Neuróticos Anônimos, Grupo de Apoio Amor Exigente e GEAL ( Grupo Espírita André Luiz).
  
II Fórum Municipal de
 Prevenção do Suicídio
  09 de setembro, das 8h às 12h30; 
Inscrições pelo telefone (17)3233-4111
 ou e-mail: riopreto@cvv.org.br
  Sincomércio, Av. Joaquim de Souza Barbeiro, 241 – Vila Universitária
  CVV – (17)3233-4111 ou e-mail riopreto@cvv.org.br

Nenhum comentário: