segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Hoje é Dia Internacional da Alfabetização


O objetivo da alfabetização é fazer com que a pessoa aprenda a buscar sua realização pessoal e profissional, para que possa exercer sua cidadania, visto ser o analfabetismo o grande causador da exclusão social das camadas mais pobres da população (não só no Brasil, como também na maioria das nações).

Dia Internacional da Alfabetização
Este dia foi assim designado pela ONU.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) define o analfabeto como a pessoa que, aos 15 anos ou mais, é incapaz de interpretar um texto simples ou de escrever de modo resumido os fatos de seu cotidiano.
A pessoa alfabetizada domina a escrita e pode participar de uma vida social normal. Ao ser alfabetizada, a pessoa reconstrói sua identidade de cidadã, pois resgata sua expressão oral e corporal de modo a não se sentir inferiorizada, fato que lhe dá a possibilidade de se integrar na família e na comunidade.
O objetivo da alfabetização é fazer com que a pessoa aprenda a buscar sua realização pessoal e profissional, para que possa exercer sua cidadania, visto ser o analfabetismo o grande causador da exclusão social das camadas mais pobres da população (não só no Brasil, como também na maioria das nações). Segundo pesquisas, as pessoas que procuram a alfabetização pertencem a uma classe econômica excluída; encontram-se numa faixa etária de 14 a 70 anos e possuem um emprego basicamente braçal.
Até recentemente, era considerada alfabetizada a pessoa que assinava o próprio nome e sabia ler e escrever coisas básicas. Hoje, só é considerada alfabetizada a pessoa que consegue ler um manual de instrução, exigência mínima do novo mundo do trabalho.

Nenhum comentário: