quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Idosos e jovens se juntam em roda de conversa e Jovens de ações sociais vão Circo dos Sonhos


Idosos e jovens na mesma roda de conversa, dá certo? Está é a proposta assertiva e desafiadora que a equipe do Serviço de Proteção Social Básica, da Secretaria de Assistência Social tem levado aos participantes do CCI – Centro de Convivência do Idoso e do CCJ – Centro de Convivência da Juventude. O encontro intergeracional foi realizado nesta quarta-feira (17/9) com cerca de 40 pessoas.
“Nosso objetivo é possibilitar caminhos de diálogos para diminuir a distância entre  gerações. Isso facilita os relacionamentos familiares entre netos e avós, pais e filhos e, no convívio social como um todo”, explica a secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni.
Durante a Roda de Conversa foram abordados temas como: relação e diálogo entre jovens e idosos; respeito; costumes; comportamento; namoro; dança; além de trocas de experiências e de vivências.
A proposta desenvolvida pela Secretaria de Assistência tem despertado o interesse dos jovens que participam das oficinas culturais do CCJ e dos grupos de terceira idade do CCI.
A Roda de Conversa foi organizada pelo pedagogo, Washington Luiz Moreira Gomes, e pela assistente social, Juliana Antunes. Conheça um pouco da repercussão dos temas entre os participantes:
"Para mim foi muito importante, deve acontecer mais vezes". Jaime Inácio Pinto, 77 anos.
"Foi muito construtivo e bem direcionado, seria bom ter mais vezes, porque cada reunião dessa é uma integração entre os jovens e os idosos e repartimos a opinião." Geraldo Virgili, 79 anos.
"Hoje o jovem tem medo do idoso, pois, o idoso impõe sua vontade devido sua criação, mas o jovem tem o mundo dele que é diferente de como o idoso foi criado". Antônia Aparecida Domingues do Amaral, 69 anos.
"Achei divertido, uma experiência que poderia ser repetida outras vezes. Gostei muito dos idosos, principalmente da d. Cida (uma senhora de 87 anos!), porque ela entende bastante os jovens, não julga a roupa que a gente usa, nem o estilo. Ela é mais radical e interage bem com a gente. Que essa reunião tenha sido a primeira de muitas". Mariana dos Santos, idade 14 anos.
"Sabemos pouco da vida, com eles tivemos a oportunidade de saber e aprender mais pela experiência que têm. Gostei de todos os idosos, mas também gostei muito da d. Cida, porque ela é gente fina e entende mais o nosso mundo, não se interferindo muito no que a gente fala, e não julga se a gente usa um brinco, um piercing, algum corte de cabelo diferente do tradicional ou coisa assim". Vitor Ferreira de Souza, idade 15 anos.
"Foi uma experiência diferente porque os idosos sabem entender os jovens. Pretendo voltar muitas vezes para novas reuniões e fazer novas amizades. Gostaria de jogar, dançar e conversar sobre coisas diferentes. Contar histórias também seria interessante". Higor do Nascimento, idade 17 anos.

Jovens de ações sociais 
vão Circo dos Sonhos

Malabaristas, equilibristas, contorcionistas, magia e muita palhaçada fizeram a alegria de crianças, adolescentes e jovens que integram projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, nesta quarta-feira (17/9). Todos participaram do espetáculo “O sonho vai começar”, do Circo dos Sonhos. A Ação Solidária foi realizada pela TV TEM Sorocaba/Rio Preto, em parceria com a pasta.
O espetáculo arrancou muitos risos e aplausos do público. Muitas das crianças e adolescentes estavam indo ao circo pela primeira vez. “É emocionante. Fui ao circo quando tinha três anos e não me lembro mais, mas hoje o show vai ficar guardado na memória. É muito legal e bonito”, conta emocionado o estudante Guilherme Schiavão, de 16 anos, que participa do Programa Ação Jovem, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Novo Mundo.
Além de adolescentes e jovens que integram ações de 12 CRAS, também foram ao Circo cerca de 500 jovens: do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social; do Prestação de Serviço à Comunidade – PSC -; do Projeto Liberdade Assistida; do Projeto Só por Hoje Cidadania; do Projeto Vínculos; Crianças e Jovens do Projeto TEIA; e , Jovens do Projeto República Só por Hoje.
“São parcerias importantes como essa que possibilitam o acesso a cultura e entretenimento as crianças e jovens que fazem parte de entidades e serviços sociais de nossa cidade. A TV TEM esta de parabéns pela iniciativa social e quem ganha é a juventude rio-pretense que participa dessa aventura fantástica e maravilhosa do mundo do circo.”, destaca a secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, que acompanhou os grupos ao espetáculo.

Nenhum comentário: