sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Prefeitura de Rio Preto vai cadastrar apicultores


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo está convocando os criadores de abelhas para formação de um cadastro de apicultores. O objetivo é que eles participem junto com o Corpo de Bombeiros da retirada das colmeias, que se instalam em residências. “Precisamos de produtores que recebam essas abelhas”, esclarece Alexandre Carmo, biólogo da secretaria.
O Corpo de Bombeiros de Rio Preto  registra diariamente 6 ocorrências de invasão de colmeias em residências. São cerca de 150 invasões somente em outubro, de acordo com o sargento Josival Cícero dos Santos, do Centro de Comunicação do Corpo de Bombeiros, que atende esse tipo de ocorrência.
Santos informa que é normal a ocorrência dessas invasões durante a Primavera e elas ocorrem até janeiro. As principais colmeias que se movimentam são de abelhas Europa e Arapuá. Ambas são espécies consideradas importantes para o equilíbrio do ecossistema por serem produtoras de mel, e não podem ser extintas.
A remoção das abelhas Europa só pode ser feita no período noturno, pois durante o dia as abelhas atacam e podem matar pessoas quando se sentem ameaçadas.
Os apicultores devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e fazer o cadastro com o biólogo Alexandre Carmo. Mais informações pelo telefone: 3202-4010.

Nenhum comentário: