segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Hoje Dia Internacional da Biodiversidade


O Brasil é o país com a maior diversidade biológica do mundo, a chamada biodiversidade ou variedade de organismos vivos. Abriga 20% do total das espécies animais e vegetais do planeta. 

As florestas tropicais são o principal centro de biodiversidade mundial. Concentram quase dois terços das espécies conhecidas e possibilitam a manutenção do clima, mas a área mundial foi muito reduzida pela exploração humana. Hoje, há apenas 7% de terra com essa vegetação no planeta. O Brasil ainda guarda três, dos cinco milhões de quilômetros quadrados de matas virgens que tinha ao ser descoberto em 1500.
O Brasil é o país com a maior diversidade biológica do mundo, a chamada biodiversidade ou variedade de organismos vivos. Abriga 20% do total das espécies animais e vegetais do planeta. Entretanto, proporcional a essa imensa diversidade natural, acontecem inúmeras formas de agressão, como: queimada, desmatamento, erosão, contaminação da água, poluição, ocupação desordenada da terra, envenenamento do solo por defensivos agrícolas, entre outros.
A lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção espelha o tamanho do problema. O levantamento é feito constantemente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Criado em 1989, o Ibama cuida da política de proteção e do manejo da fauna e da flora brasileiras. Entre as espécies animais em via de extinção, estão nomes populares como o mico-leão-dourado, o sagüi, a jaguatirica, a lontra, a ariranha, o pavão, o gato-do-mato e o cervo-do-pantanal.
A lista de animais em extinção no planeta, contudo, é muito mais extensa, o que prova que a preservação ambiental deve ser feita no mundo todo. A triste realidade desses animais está ligada à devastação florestal. Muitas formas de vegetação estão também quase totalmente extintas.
Quando o assunto é desmatamento, o Brasil fica com o título de campeão do mundo. A cada três anos, é derrubada uma área de mata equivalente ao estado do Rio de Janeiro. Em segundo lugar, vem a Indonésia, depois o Congo.
A conservação da diversidade biológica é fundamental para o ser humano, pois a sua destruição significa a eliminação de espécies que ainda não são conhecidas ou pesquisadas. Desse modo, perdem-se inúmeros benefícios, como, por exemplo, a produção de novos medicamentos. Existem algumas medidas que visam proteger a diversidade biológica: controle do uso do solo e das matas; preservação das florestas, com a criação de reservas ecológicas; educação ambiental e legislação pertinente. Algumas já estão sendo praticadas mundialmente, para alívio da humanidade.

Nenhum comentário: