terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Hoje é DIA DO VIZINHO


Tratar os vizinhos como se gosta de ser tratado. 
Hoje é dia do vizinho. Sabe por quê?

Tem fundamento na Palavra de Deus. 
O Evangelho diz que,quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela.(Cf. Lc 1,57-66).

Os parentes e vizinhos se alegram com Isabel e seu marido Zacarias. Eles nos ensinam que é muito importante saber conviver com amor e solidariedade com os nossos vizinhos. 
Por sermos pessoas sociais e com a necessidade de nos comunicar temos vizinhos mais próximos ou mais distantes, silenciosos ou mais festivos. É importante ter paciência e compreensão, pois todos nós temos coisas bonitas e limites!
Há vizinhos que são amigos de todas as horas. É só tocar a campainha ou o telefone e são prontos para atender e ajudar no que for preciso. Outros gostam de cozinhar e oferecer uma torta, salgadinhos ou doces.
Há ainda os que, ao planejar uma festa, deixa os vizinhos avisados, deixa-os a par de quando será e quanto tempo acha que vai durar. Deixa-lhes um número de telefone de contato, no caso de precisarem lhe pedir para abaixar o volume. Se se dá bem com seus vizinhos, até os convida para a festa? 
Para algumas pessoas o bom vizinho se coloca no lugar do outro morador, ajuda o vizinho como se fosse o parente mais próximo, respeita as regras de boa educação, é gentil, não se torna íntimo demais e aprende com o próximo todos os dias.
Se o vizinho percebe a presença de alguém que não conhece, agindo de forma suspeita em torno da casa seu vizinho,logo o alerta. 
Se ouvir ou ler alguma notícia do bairro (eventos, coleta de lixo especial, evento especial, restrições de estacionamento, etc.) dá um toque ao vizinho, por e-mail.
Quando estiver chegando um novo vizinho, recebe-o e ele será agradecido pelas informações e pelo cafezinho oferecido.
Em ocasiões especiais, convida seus vizinhos para um chá. Dispõe-se para tomar conta de suas plantas enquanto eles estiverem longe. Eles farão o mesmo pelos demais.
É importante manter contato com os vizinhos, regularmente. Manter os canais de comunicação abertos, lembrando os vizinhos que se você estiver fazendo qualquer coisa que os perturbe, eles devem se sentir livres para falar sobre isso.
Ah! Não se esqueça de cumprimentar, hoje e todos os dias, seus vizinhos.

Nenhum comentário: