sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Hoje Dia do Astronauta e do FICO


A profissão de astronauta requer horas de árduo trabalho. A oportunidade de conseguir fazer um só vôo espacial é remota, às vezes nenhuma, durante toda a carreira. 

Em grego, a palavra "astronauta" significa "marinheiro das estrelas".
Os primeiros astronautas a pisarem em solo lunar foram os americanos: Neil Armstrong e Edwin Aldrin, no dia 20 de julho de 1969.
Conseguir ser astronauta não é missão fácil; as probabilidades são de sete para cada três mil. A reunião dos pré-requisitos exige muitos anos de perseverança, esforço e dedicação. Ao final, são selecionados aqueles que possuem personalidade adequada, profundos conhecimentos e recomendações de destaque na área de sua especialização.
A profissão de astronauta requer horas de árduo trabalho. A oportunidade de conseguir fazer um só vôo espacial é remota, às vezes nenhuma, durante toda a carreira.
O candidato a astronauta deve ter cidadania norte-americana, pois a National Aeronautic and Space Administration (Nasa - Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA) não mais está aceitando as solicitações e indicações de outros países; deverá ter entre 27 e 37 anos de idade, altura inferior a 1,90 m, pressão arterial inferior a 140, visão de 20/20 e não poderá usar lentes de contato nem óculos.
Entretanto, existem outras rotas para se chegar ao espaço, como a escolhida pelo milionário Dennis Tito, que pagou, em 2000, uma passagem de 20 milhões de dólares para ver a Terra a partir da Estação Espacial Internacional (EEI). O segundo turista espacial foi Mark Shutlle Worth, que passou dez dias na EEI. Há outra maneira, mais complicada, mas que poderá render um bom prêmio, além de notoriedade: construir a própria aeronave. Há um projeto da Nasa chamado "X-Prize", que oferece um milhão de dólares para quem puder ir e voltar do espaço em sua própria nave.

 DIA DO FICO

Nenhum comentário: