quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

2015 começa com forte pressão inflacionária


O mês de janeiro já registra um início de ano com forte pressão inflacionária. O IPC –Índice de Preços ao Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (11/2), registrou 1,61% de inflação em São José do Rio Preto.
O grande vilão foi o grupo da educação, com reajuste de 18,94% para cursos de primeiro grau; de 10,22% para os de segundo grau, de 8,22% os de nível universitário e de 9% os de idioma. Com esses percentuais, o grupo contribuiu com 0,83% na composição do índice de janeiro.
Outro grupo com forte impacto no IPC do início de ano foi o da alimentação, com 0,42% de contribuição.
O IPC da Terceira Idade registrou inflação de 0,90%. O percentual ficou menor porque os reajustes no grupo da educação têm menor influência na composição do índice.
De acordo com os coordenadores da pesquisa, Emília de Toledo Leme e Bruno Sbrogio, as perspectivas de inflação elevada continuam para os próximos meses.
“Para fevereiro teremos o impacto do aumento dos combustíveis. Em março será computada a alta no valor da energia elétrica e o grupo dos alimentos vai continuar pressionado em razão dos fatores climáticos. Além disso, não sabemos como os setores produtivos vão repassar as altas desses insumos para seus produtos ou serviços, se será integral ou parcial. A previsão é de que em um horizonte de quatro meses teremos a contaminação dessas altas pressionando os demais preços”, destaca Emília.
Sbrogio reforça que o governo mexeu em muitos insumos de uma única vez, que é preciso esperar para saber como essas altas serão repassadas aos produtos e como o consumidor vai se comportar. “Se houver corte no consumo, teremos desdobramentos em outros setores. Mesmo assim, o cenário é de alta, já que em algumas situações, como na agricultura, o fator clima tem influência fundamental na composição dos preços”, diz.
A orientação dos coordenadores á para que o consumidor fique atento e faça mudança de hábitos, com a redução no consumo de energia e combustível, e substituição de produtos pelos de preços menores. “Atenção especial para o setor de serviços. Como não há uma regulamentação de preços para esse setor, os valores ficam ‘solto’, por isso, pesquisar é muito importante”, salienta Emília.
Nos últimos 12 meses, de fevereiro a janeiro desse ano, o índice acumulado é de 4,96%. E no acumulado de 2014, foi de 5,026%, bem acima do centro da meta que era de 4,5%.
A divulgação do IPC é realizada mensalmente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e Faculdades Integradas Dom Pedro II em parceria com a FIPE –Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. São realizadas cerca de 20 mil cotações de preços para a faixa de renda familiar de 1 (um) a 30 salários mínimos.

 A pesquisa completa pode ser 
acessada por meio dos links: 

http://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/subportais_Show?c=60182

http://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/subportais_Show?c=146

Nenhum comentário: