sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Escoteiros e agentes de saúde vão orientar sobre Dengue no Calçadão


 A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (21/02), ação de orientação sobre dengue na área central do município. Participam agentes de saúde e quatro grupos de escoteiros – Grupo 336º Impeesa dos Grandes Lagos, G.E. Rafael Tobias de Aguiar 306º SP, GE Lis Rio Preto – 311/SP e Grupo de Escoteiro 129 Maanaim, em um total de 100 pessoas.
A ação será realizada entre 9 e 11 horas em um estande na praça Rui Barbosa, em frente ao Praça Shopping e também em toda a área central, no Calçadão.
O biólogo e gerente do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Abner Henrique Alves, explica que os escoteiros mirins, em parceria com os agentes de saúde, vão percorrer toda o Calçadão orientando a população sobre os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
“Os escoteiros participaram de uma palestra, em que receberam orientações sobre a doença, principais tipos de criadouros e o que o morador pode fazer para evitar que o mosquito coloque ovos em recipientes e, durante a ação, eles vão orientar os munícipes com as mesmas informações, principalmente a eliminar qualquer tipo de água parada. Os agentes distribuirão panfletos educativos sobre o tema”, afirma Abner.
A ação tem por objetivo sensibilizar a população sobre os principais cuidados contra o Aedes, principalmente neste período de chuvas intensas.
Neste sábado também agentes de saúde estarão na Estação Rodoviária e no Aeroporto Eribelto Manoel Reino. Quem passar por ambos os locais das 8h às 17 horas, na Rodoviária, e das 8h às 20 horas, no Aeroporto, receberá material educativo sobre dengue.
Durante a ação, os agentes de saúde abordarão os viajantes para orientá-los sobre os sintomas da doença e a importância da notificação imediata no início de sintomas, mesmo não sendo residente na cidade.
Quem for de fora será orientado a informar o endereço de permanência na cidade, seja casa de parentes, hotel ou outros. Além, obviamente, das orientações gerais de como se evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Já na segunda-feira (23/02), tem início novo arrastão contra a dengue na região da Estância Bela Vista. A ação será realizada até o dia 26/2.
Além dessa ação, a secretaria tem trabalhado de forma ininterrupta tanto na parte preventiva com a ação das equipes que realizam vistorias em imóveis especiais, pontos estratégicos e áreas verdes, como no bloqueio e eliminação de criadouros e nebulização em áreas com casos positivos da doença.
Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: