segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Prefeitura elabora fluxo de atendimento para pessoa em situação de rua


As secretarias de Assistência Social e Saúde e Guarda Civil Municipal deram continuidade, nesta segunda-feira (2/2), às ações integradas intersetoriais para atendimento à pessoa em situação de rua em São José do Rio Preto. Foi traçado o fluxo de trabalho em relação à abordagem por parte das equipes técnicas e guardas municipais, bem como o encaminhamento adequado a cada pessoa em situação de rua.
O encontro teve a participação da secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, da secretária de Saúde, Terezinha Pachá, e do diretor da Guarda Municipal, coronel João Roque Borges de Souza.
“Já estamos dando andamento ao protocolo de intenções pactuado entre a Prefeitura, Ministério Público, entidades, instituições religiosas e Câmara Municipal, no último dia 30. Elaboramos o fluxo das ações intersetoriais que irão garantir o atendimento e a estruturação da rede de proteção à pessoa em situação de rua", explica a secretária Helena.
O fluxo de atendimento, a partir da abordagem feita pelas equipes de assistentes sociais, guardas municipais, polícias Civil e Militar, inclui os encaminhamentos corretos de cada morador. Ou seja, encaminhamentos que podem ser para tratamento droga/dependência, passagem de ônibus,  reinserção social, Casa do Egresso, Cooperlagos - trabalho, Balcão de Emprego, programa habitacional, acolhimento institucional, além de retirada de documentação, inserção em programa de transferência de renda e Atendimento Psicossocial.
 “O trabalho é conjunto. A criação da criação da Casa do Egresso que irá fazer a triagem de ex-detentos será fundamental para a celeridade das ações, bem como a atuação das equipes de saúde”, lembraram o coronel Roque e a secretária da Saúde, Terezinha Pachá.

Nenhum comentário: