quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Saúde orienta população sobre prevenção contra Aids e DSTs durante Carnaval


Com o objetivo de reforçar o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza na próxima semana, entre os dias 12 e 13/02, ação de orientação à população para prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Segundo a gerente do Centro Municipal de DST/Aids, Aracelis Aschar, serão realizadas duas ações no período de pré-carnaval – uma no dia 12/02, entre 20h e 23 horas, nos bares Espetus Rio Preto e Bar do Teni, no Solo Sagrado, Armazém da Pizza, no Eldorado, Panificadora Araçatuba e Espeto na Telha, na Vila Mayor e Bar do Cidinho, na Vila Anchieta e outra no dia 13/02, sexta-feira, na praça Dom José Marcondes e Estação Rodoviária, entre 11 e 13 horas.
“Esses lugares vão receber a ‘Equipe da Prevenção’, formada por um mestre de bateria e cinco ritmistas, além de técnicos de saúde. Durante a ação eles vão cantar marchinhas de carnaval parodiadas com mensagens de prevenção”, afirma Aracelis.
Populares que estiverem nestes locais receberão kits prevenção que trazem panfletos educativos e preservativos. “Nos kits a serem distribuídos para as mulheres inseridos o preservativo feminino, além do masculino, uma forma de incentivá-las à prevenção”, afirma a gerente.
Além dos kits que serão distribuídos, a população terá também à disposição preservativos em todas as 26 unidades básicas de saúde durante o horário de funcionamento delas e nas cinco unidades de pronto atendimento (UPAs) – Jaguaré, Central, Norte, Vila Toninho e Santo Antonio, que vão funcionar 24 horas durante o Carnaval. São cerca de 220 mil preservativos à disposição da população.
Os testes para diagnóstico de Aids e DSTs podem ser feitos em qualquer unidade básica de saúde do município ou no Centro de Testagem e Aconselhamento, com agendamento prévio pelo telefone 3234-3393. O tratamento é ofertado por meio do Serviço de Atendimento Especializado em doenças infecto-contagiosas (SAE).

Nenhum comentário: