terça-feira, 24 de março de 2015

Alunos aprendem técnicas de reflorestamento e plantio de mudas


 Alunos das Escolas Municipais Luiz Jacob e Rodrigues Ferreira participaram nesta terça-feira (24/3) de oficinas no Parque Ecológico-educativo Danilo Santos de Miranda com enfoque na importância da preservação dos recursos hídricos. A atividade faz parte da programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo em comemoração ao Dia da Água (22/3) e foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação.
Os estudantes aprenderam sobre uma nova técnica de reflorestamento, a bolas de sementes (Seed Balls), que são utilizadas em áreas de difícil acesso ou com carência de vegetação. O método consiste em envolver sementes em terra orgânica e terra vermelha ou argila. Uma vez prontas, essas bolas são lançadas e as sementes brotarão quando em contato com a água da chuva.
“O barro ajudará a manter a umidade no interior das bolas evitando que o vento leve as sementes para áreas não apropriadas e também protegerá de possíveis insetos. Após a germinação as mudas vão se desenvolver promovendo a recuperação do local. Com esta atividade mostramos para as crianças a importância que a água tem para a natureza”, informou o biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Alexandre do Carmo.
A outra oficina foi a do plantio de sementes em tubetes. A proposta proporcionou o conhecimento básico sobre a produção de árvores nativas em viveiros.  Os alunos aprenderam sobre o tempo médio que se leva para a semente germinar, o prazo em que poderá ser transferida para um recipiente maior até chegar a uma altura adequada para serem plantadas no campo e a importância da água para esse processo ser satisfatório.
“Com essas oficinas encerramos as atividades que programamos para chamar a atenção sobre o Dia da Água, comemorado no último domingo (22/3). A recuperação das nascentes dos rios e a recomposição da mata ciliar se tornaram urgentes. Esses problemas sistêmicos provocam erosões, assoreamentos, diminuição da vazão das nascentes, modificações no microclima e alteração dos ecossistemas. Por isso, fizemos uma programação voltada a mostrar a importância da preservação da mata ciliar e do reflorestamento de áreas degradadas”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Clinger Gagliardi.
Na segunda-feira (23/3), em parceria com o CIEE –Centro de Integração Empresa Escola, foram plantadas mil mudas de árvores nativas nas margens do Córrego dos Macacos. Antes da ação, que faz parte do Projeto Consciência Verde, os aprendizes participaram de uma palestra educativa sobre a importância da recomposição da mata dos leitos de rios.

Nenhum comentário: