quarta-feira, 11 de março de 2015

Expo Rio Preto reúne a elite do gado nacional


Abertura oficial é nesta quinta-feira; são 1.200 cabeças de gado confirmadas; grade de shows tem Victor & Leo, Fernando & Sorocaba e João Bosco & Vinícius
Com uma expectativa de movimentar em torno de R$ 5 milhões, começa oficialmente, nesta quinta-feira (12/3), a 54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto, que será realizada no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”. O evento, que termina no dia 22, está dividido em dois turnos e já tem confirmadas 1.200 cabeças de gado. Mais de mil pessoas estarão trabalhando na festa, que este ano terá como novidade uma Exposição Nacional de Touros de Rodeio.
Na parte artística, a Expo está com uma grade shows com artistas renomados e queridos pelo público. Padre Juarez, Victor & Leo, Damares, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinícius e Fiduma & Jeca irão animar o evento.
1º turno
A primeira semana da Expo Rio Preto 2015 está destinada ao gado leiteiro das raças Girolando e Gir. O primeiro turno está reunindo a nata do gado leiteiro em Rio Preto, com as melhores vacas leiteiras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Muitas das vacas concorrentes trazem dezenas prêmios e até recorde mundial de produção, como é o caso da fêmea jovem Dóris Fiv Alambari, da raça Gir Leiteiro.
Dóris atingiu o recorde mundial com uma média diária de 55,906 kg de leite. A marca foi alcançada no Camaru, em Uberlândia/MG, em setembro do ano passado. Em menos de um ano, foram três recordes mundiais alcançados por animais da agropecuária Alambari, da qual Dórios faz parte.
Também está presente na Expo Ofélia FIV, considerada a melhor novilha da atualidade da raça Gir Leiteira. É vencedora de todas as competições que participou, entre elas a Expozebu 2014, quando das comemorações dos 80 anos do evento. Foi campeã da 75º Expogrande - Feira Agropecuária de Campo Grande-MS, da 4º Exposição Estadual do Gir Leiteiro/MS e da exposição de Gir Leiteiro de Jataí, em Goiás. Em Rio Preto, Ofélia irá participar, pela primeira vez, do torneio leiteiro. A expetativa é que ela bata o recorde brasileiro da raça Gir Leiteiro e até o mundial. Ofélia faz parte do plantel da fazendo Quilombo, de Capinópolis /MG. 
No dia 10, começou o torneio leiteiro. Rio Preto marca a abertura oficial do ranking da raça Gir. Os julgamentos das raças serão realizados dias 13 e 14 de março. No próximo dia 14, sábado, no Recinto de Exposições, às 20 horas, acontece o Leilão Genética Leiteira, com os gados Girolando e Gir Leiteiro. Serão 50 lotes do mais alto padrão, com bezerras, novilhas e vacas das raças. O leilão será transmitido, ao vivo, pelo Canal do Boi.
2º turno
A segunda semana será destinada ao gado de corte, com uma presença muito forte do Nelore Padrão e Nelore Mocho, num total de 600 cabeças. Também estarão presentes as raças Tabapuã, Gir e Sindi.
Dia 18, acontece a pesagem do gado de corte. Os julgamentos serão realizados de 19 a 22 de março. Os julgamentos oficiais das raças de corte serão feitos por juízes credenciados pela ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu e pela Associação Paulista de Criadores de Nelores. A Expo Rio Preto é uma das etapas do Campeonato Nacional das raças e faz parte do ranking paulista da raça Nelore.
Além do gado, a Expo também vai abrigar uma exposição de ovinos e uma exposição de equinos. No total, 1.400 animais irão participar do evento.  Ainda no 2º turno, irão acontecer as palestras técnicas sobre alimentação, nutrição, parte sanitária e melhoramento genético.
Agronegócio
Num total de 22 empresas ligadas ao agronegócio estarão presentes nos estandes da Expo. Serão expostos implementos agrícolas, tratores, veículos de transporte rural e produtos agropecuários.
Este ano, a Prefeitura de Rio Preto assumiu os custos do evento como forma de estimular e fomentar a economia e o agronegócio no município. “A presença da Prefeitura na Expo dá uma segurança muito grande para os expositores e os empresários voltaram a se interessar pelo evento. Todos os espaços da área técnica foram disponibilizados para atender a procura”, informa Luís Augusto Paglione, da Comissão Organizadora.
Centros universitários
Os centros universitários de Rio Preto, que oferecem cursos de veterinária, também estarão participando da Expo. Os alunos de veterinária da Unirp – Centro Universitário Rio Preto prestarão atendimento ao gado. Os julgamentos terão o acompanhamento dos alunos da Unorp – Centro Universitário do Norte Paulista. “A presença dos centros universitários dá uma tranquilidade maior para os proprietários do gado que será exposto. Os alunos de veterinária estarão dando atendimento o tempo todo”, explica Paglione.
Touro de rodeio
Uma das grandes novidades da Expo deste ano será a 1ª Exposição Nacional de Touros de Rodeio. O público que for até o recinto poderá entrar em contato com touros consagrados nas arenas de rodeio, tanto aposentados como em atividade. Entre eles, os touros Mistério, Cama de Gato, Prato do Dia, Bad Boy (filho do consagrado touro Bandido) e Agressivo, da Cia. Paulo Emílio. Eles ficarão em baias individuais para visitação e contemplação. Nos dois sábados (14 e 21/3), acontecerão as provas funcionais com os robôs cowboys.
No dia 18, quarta-feira, às 14 horas, no Leilão Anísio Haddad, serão oferecidos touros de rodeio. É o 2º Leilão Astros das Arenas, com animais jovens e fêmeas, com genética de pulo. O evento faz parte da Expo 2015.
Shows
A Prefeitura de Rio Preto definiu a grade de shows em comemoração aos 163 anos de São José do Rio Preto. As apresentações serão realizadas durante a 54ª Expo de Rio Preto, no Recinto de Exposições.
No dia 17 de março, a partir das 20h30, quem sobe ao palco é o Padre Juarez. No dia 18 de março, às 23h30, o show será da dupla Victor & Leo. Dia 19, às 20 horas, a festa será comandada pela cantora Damares. No dia 20 de março, a partir das 22 horas, Fernando & Sorocaba; e, no dia 21 de março, às 22h30, duas atrações: João Bosco & Vinícius e Fiduma & Jeca.
Para ter acesso aos shows, é necessário trocar um quilo de alimento não perecível por um ingresso. A arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade, que atende mensalmente cerca de duas mil famílias e 120 entidades. Para assistir aos shows, é necessário ter o ingresso em mãos. Até o momento já foram arrecadados cerca de 900 quilos de alimento.
Confira os locais de troca:

- Fundo Social de Solidariedade – rua Pedro Amaral, 3.578

- Mercado Municipal – rua Antônio de Godoy, 3.048

- Supermercados Laranjão, nas lojas dos seguintes endereços: rua Espanha, 399; rua São João, 1.515; avenida Danilo Galeazzi, 2.001; avenida Mirassolândia, 2.001; rua João Batisti, 600; e rua Antonio Antunes Júnior, 5.700

- Supermercado Barradas – avenida Nossa Senhora da Paz, 1.441

Serviço

54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto

Data: de 12 a 22 de março

Local: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”

Shows

Dia 17 – 20h30 - Padre Juarez

Dia 18 – 23h30 - Victor & Leo

Dia 19 – 20 horas - Damares

Dia 20 – 22 horas - Fernando & Sorocaba

Dia 21 – 22h30 - João Bosco & Vinícius e Fiduma & Jeca

Ingresso para os shows: um quilo de alimento por apresentação 

Nenhum comentário: