terça-feira, 24 de março de 2015

Secretaria da Saúde intensifica vacinação contra HPV nas escolas do município de Rio Preto


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica, a partir desta semana, a campanha de vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, nas escolas do município. Ao todo, 117 instituições escolares, entre municipais, estaduais e particulares, deverão ser visitadas por técnicos da saúde nas próximas semanas.
Segundo a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, o município trabalha hoje com duas estratégias de vacinação – disponibilização das doses nas 26 unidades de saúde e a imunização programada nas escolas, que está sendo agendada junto às direções de cada estabelecimento de ensino.
Nesta terça-feira, dia 24/3, estão sendo imunizadas meninas das escolas Professora Yolanda Ferrari Vargas, Cyrino Vaz de Lima, Colégio Anglo, Professor Ezequiel Ramos, Professora Alzira Valle Rollemberg, Professora Yvete Gabriel Atique, Professor Amaury de Assis Ferreira, Esquema Universitário, Professor Rodrigues Ferreira, Professor Octacílio Alves de Almeida e Doutor Norberto Buzzini.
Neste ano, houve ampliação da faixa etária do público alvo, que tem por objetivo imunizar adolescentes com idade entre 9 e 11 anos de idade. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, além deste público, a imunização também será oferecida para a população indígena feminina, com idade entre 9 e 13 anos, além de garotas e mulheres portadoras do vírus HIV, na faixa etária dos 9 aos 26 anos de idade. 
Conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, serão encaminhados termo de recusa para os pais que não autorizarem a vacinação de suas filhas.
HPV
A vacina contra HPV é composta de três doses – a primeira, a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira dose e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira (60 meses).
A expectativa é de que sejam imunizadas pelo menos 80% das 7.727 adolescentes nesta faixa etária, com idade entre 9 e 11 anos. Adolescentes que tenham completado 11 anos após o primeiro ciclo da vacina ou ainda não tenham se imunizado, poderão começar o esquema vacinal agora. O mesmo vale para outras mulheres que se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde.
As portadoras do vírus HIV devem tomar a segunda dose depois de seis meses da primeira aplicação e a terceira 6 meses após à primeira tomada.
“Para a criança ser vacinada, basta que pais ou responsáveis compareçam com a caderneta de vacinação”, afirma a gerente de imunização.

Nenhum comentário: