terça-feira, 28 de abril de 2015

Cerest faz orientação sobre acidentes e saúde



Em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado no próximo dia 28 de abril, o Cerest - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, faz uma homenagem nesta terça-feira, a todas as pessoas que foram a óbito ou se feriram no trabalho no município e região.
Serão duas ações – uma na praça Rui Barbosa, com distribuição de material educativo e preventivo, além de orientações sobre acidentes de trabalho e saúde, a partir das 9 horas e uma palestra, à noite, entre 19h e 22h, no Senac, sobre o mesmo tema.
Também participarão da ação o programa Municipal de DST/Aids, Senac e Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).
Segundo a gerente do Cerest, Marilda Cristina Abrahao de Araujo Rodrigues, na Rui Barbosa será realizada quick massage, aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde do trabalhador, distribuição de preservativos e material educativo. A ação na praça será realizada até as 16 horas.
O dia 28 de abril foi instituído como Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doença do Trabalho devido a uma fatalidade ocorrida nesta data, no ano de 1969, quando uma mina, em Farmington, na Vírginia (EUA), explodiu matando 78 mineiros.
Cerest
O Cerest é um serviço especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de Saúde do Trabalhador, que visa promover, proteger e prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Qualquer trabalhador formal, informal, rural ou autônomo que tenha se acidentado ou com doenças relacionadas ao trabalho, com ou sem afastamento das atividades laborais, pode procurar o Cerest de Rio Preto para receber orientações de saúde, diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada à rede SUS.
O órgão, que funciona na rua Monsenhor Gonçalves, 462, na Vila Ercília, conta com equipe multiprofissional com Médico do Trabalho, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Psicólogo, Engenheiro do Trabalho e dois Técnicos de Segurança do Trabalho.

Nenhum comentário: