sábado, 18 de abril de 2015

Hoje é Dia Nacional do Livro Infantil


Este dia foi escolhido em homenagem à data de nascimento de José Bento Monteiro Lobato, a quem é atribuída a honra e o mérito de criar a literatura infantil no Brasil.

Este dia foi escolhido em homenagem à data de nascimento de José Bento Monteiro Lobato, a quem é atribuída a honra e o mérito de criar a literatura infantil no Brasil. Além de grande escritor, Monteiro Lobato era advogado e promotor público. Ao deixar esses cargos, tornou-se fazendeiro; na fazenda, inspirou-se para criar suas histórias.
Em 1918, ele publicou seu livro Urupês e depois Cidades mortas, destacando o interior brasileiro. No mesmo ano, fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia. Alcançou grande sucesso literário ao criar termos regionalistas que até hoje são conhecidos. Um deles é o Jeca Tatu, termo criado para designar o roceiro indolente e apático.
Em seguida, Lobato começou a desenvolver sua obra voltada ao público infantil. Ao contrário dos clássicos estrangeiros, não recriou contos de outros escritores. Ele criou suas próprias histórias e construiu um universo caracterizado por um cenário natural - enriquecido pelo folclore brasileiro - em que os problemas do Brasil eram, pela primeira vez, levados para as crianças. Desenvolveu personagens fixos, como: Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia, Tio Barnabé e Rabricó.
Seus Livros são conhecidos e admirados até hoje:
Reinações de Narizinho (com 11 histórias), Caçadas de Pedrinho, O Saci, Emília no País da Gramática, Aritmética da Emília, Memórias da Emília, Fábulas, Histórias de tia Nastácia, Peter Pan, Histórias diversas, Viagem ao céu, O poço do Visconde, O pica-pau amarelo, Aventuras de Hans Staden, A reforma da natureza, História das invenções, Geografia de dona Benta, O Minotauro, Serões de dona Benta, Histórias do mundo para as crianças, D. Quixote das crianças, A chave do tamanho, Os doze trabalhos de Hércules, além das obras de tradução.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz.
 http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=datacomemorativa&id=13#ixzz3XfmE9ERz 

Nenhum comentário: