terça-feira, 20 de junho de 2017

Inverno começa nesta quarta-feira e será típico com frio e tempo seco em Santa Catarina



O inverno começa oficialmente à 1h24min desta quarta-feira, mas Santa Catarina já vivencia características comuns da estação, como os episódios de neve, sincelo e geada que ocorreram na Serra catarinense há duas semanas. 

O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento da previsão do tempo e clima, explica que teremos um inverno típico em Santa Catarina:
— O inverno será frio do início ao fim, como é comum no Estado. Teremos pouca chuva, já que a estação é mais seca do que as outras. Também devem ocorrer seguidos episódios de geada e alguma chance de neve nos pontos mais altos da Serra — explica.
Outros dias quentes, como tivemos neste domingo, não estão descartados, já que os veranicos antecedem a chegada de frentes frias, o que é comum no inverno, segundo Martins.
Chuva
Os meses de junho e julho são bem parecidos em relação à média de chuva, variando de 70 a 140 mm da Serra ao Litoral e de 110 a 170 mm no Oeste e Meio-Oeste. Ou seja, durante um mês deve chover menos do que o registrado em apenas um dia no temporal do começo de junho.
A chuva geralmente será causada pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca, segundo a Epagri/Ciram.
Temperatura
O trimestre deve ter valores próximos à média de inverno para o Estado, mas são esperadas ondas de frio mais intensas e duradouras. Outras características típicas da estação devem ser registradas em SC, como os veranicos, nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, geada ampla e episódios de neve nas áreas mais altas. (Fonte: Diário Catarinense)

Nenhum comentário: