sábado, 25 de julho de 2009

Membros do Comdephact de Rio Preto tomam posse na segunda no Centro Cultural

Os novos membros do Comdephact - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de São José do Rio Preto, nomeados pelo prefeito Valdomiro Lopes, tomam posse oficialmente nesta segunda-feira (27/7), em solenidade programada para acontecer às 16 horas, no auditório do Centro Cultural “Professor DaudJorge Simão”. A diretoria executiva do Comdephact será constituída pelo presidente Fábio Fernandes Villela, professor-doutor titular da Unesp de São José do Rio Preto. “Estou muito contente e honrado com a indicação para a presidência deste Conselho, espero corresponder à altura a expectativa desta nomeação feita pelo prefeito Valdomiro Lopes”, afirma Villela. Os demais membros da executiva do Comdephact, como vice-presidente, 1º e 2º secretários, serão escolhidos ainda nesta segunda-feira (27/7), dentre os integrantes do Conselho, por maioria absoluta de votos. O decreto com a nomeação do presidente do Comdephact, com vigência de mandato de dois anos, e também a composição do Conselho com representantes da sociedade civil e da administração pública, foi assinado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial do Município no dia 30 de junho de 2009. Segue a composição do Comdephact:

Representantes da Sociedade Civil

I – Acirp -Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto

a) Titular: Professora Cleusa Maria Idalgo Ferreira Abib;

b) Suplente: Denise Farina.

II – Fórum das Associações de Moradores de Bairros de São José do Rio Preto

a) Titular: David Marcelino Cardozo;

b) Suplente: Alcides Marino do Carmo.

III– Faperp – Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto

a) Titular: Professor-doutor Elizeu Trabuco;

b) Suplente: Antonio Arantes Neto.

IV – Conselho Afro-brasileiro de São José do Rio Preto

a) Titular: Cecília Nunes;

b) Suplente: Aristides dos Santos.

V – Sociedade dos Engenheiros de São José do Rio Preto

a) Titular: Arquiteto Marco Aurélio da Costa;

b) Suplente: Engenheira Civil Andréa Seixas Campos.

VI – Arpe – Associação Rio-pretense de Escritores

a) Titular: Marco Aurélio Breseghello;

c) Suplente: Júlio Paulino Vieira.

VII – IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo - Núcleo São José do Rio Preto

a) Titular: Arquiteto e Urbanista Kedson Barbero

b) Suplente: Arquiteto e Urbanista Afonso Celso Bueno Monteiro

VIII – OABSP – Ordem dos Advogados do Brasil – 22ª Subseção de São José do Rio Preto – SP

a) Titular: Alberto Dutra Gomide;

b) Suplente: não tem.

IX – Diocese de São José do Rio Preto

a) Titular: Padre Carlos Eduardo Pereira Nascimento;

b) Suplente: Padre Anderson Alves Campos.

X – IHCG -Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto

a) Titular: Professor Antônio Florido;

b) Suplente: Professor Agostinho Brandi.

XI – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de São José do Rio Preto

Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – IBILCE/UNESP

a) Titular: Professor-doutor Fábio Fernandes Villela;

b) Suplente: Professora-doutora Silvana Fernandes Lopes.

XII – COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente

a) Titular: José Airton Oliveira Júnior;

b) Suplente: Kalinka Teresa Yoshioka.

XIII – FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Rio Preto – Departamento de Ação Regional

a) Titular: Liszt Reis Abdala Martingo;

b) Suplente: José Luiz Franzotti.

Representantes da Administração Pública

XIV – Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

a) Titular: Arquiteto Marco Antonio Miceli;

b) Suplente: Arquiteta Maria Stella Fernandes Rosa Homsi.

XV – Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo

a) Titular: Arquiteto Ricardo Pires de Albuquerque;

b) Suplente: Arquiteta Carolina Shimizu Orsati.

XVI – Secretaria de Obras

a) Titular: Arquiteto José Eduardo Lopes Menucci;

b) Suplente: Engenheiro Sérgio Astolfo Issas.

XVII – Secretaria de Educação

a) Titular: Eugênio Maria Duarte;

b) Suplente: Edgard Antonio Buosi.

XVIII – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo

a) Titular: Carlos de Arnaldo Silva Filho;

b) Suplente: Gil Eduardo Ferreira Fontes.

XIX – Secretaria de Cultura

a) Titular: Fernando Marques Alves;

b) Suplente: Fernando Suarez Melgar Junior.

Roberto de Queiroz (Ipojuca – PE) e seu A AFEIÇÃO DO OLHAR



Oscar de Barros Serra Dória, Antonio Tavares de Almeida e Waldemar Alves dos Santos











Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 25 do mês de julho de 2008

25 de Julho, Dia de São Cristóvão

(Padroeiro dos motoristas, dos viajantes e dos taxistas) - "Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". São Cristóvão, protetor dos....(Continua na edição do ano passado ).

ORAÇÃO DO MOTORISTA

Ó Senhor, por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, dai-nos firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização. Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo, acompanhai-nos constantemente para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos. Protegei, ó Senhor, os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vosso Espírito, e assim ajam com sabedoria e respeitem as leis de trânsito. Protegei, ó Senhor, aqueles que caminham conosco e ajudai-nos a respeitar a todos, pedestres e transeuntes, agindo sempre com prudência. Protegei, ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos. Que cresçam sempre guiados pelo vosso Espírito para que sejam os protagonistas da nova sociedade do terceiro milênio. Confortai, ó Senhor, as famílias que perderam as pessoas queridas, vítimas do cruel trânsito brasileiro. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença sem condenação ou rancor. Que possamos, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e um tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida. Amém!

25 DE JULHO - DIA NACIONAL DO ESCRITOR

Para quem por acaso não sabe, 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960...(Continua na edição do ano passado).

Deolindo Bortoluzzo, Frederico Tebar,

Ingrid Bérgamo e Walter Alves do Valle

Aniversariantes no dia de hoje que constam no livro

“ Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Para ver as fotos e as digitalizações e as biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dia do Motorista será comemorado com shows e sorteio de brindes no Centro Regional de Eventos

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte promove neste sábado (25/7) um dia inteiro de atividades e shows para comemorar o Dia do Motorista e marcar o encerramento da Semana de Conscientização no Trânsito. A programação vai acontecer no Centro Regional de Eventos, a partir das 14 horas, proporcionando aos motoristas diversão, lazer e envolvimento com assuntos relacionados à direção segura. O público alvo da Campanha são os motoristas que trafegam pelo município. Durante o evento para marcar a comemoração do Dia do Motorista, haverá shows e sorteio de brindes. A cantora Iza Mariana sobe ao palco às 14h30, já às 19 horas é a vez da dupla Tony & Kleber incendiar o público com seus sucessos. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, em seu Departamento de Educação para o Trânsito, tem como princípio de trabalho a valorização da educação como forma de prevenção, aprimoramento de conhecimento e utilização de parâmetros básicos para uma boa convivência entre motoristas e pedestres, assim como também levar aos condutores uma visão bem ampla de direitos e deveres em relação ao trânsito. Quem também participa das atividades no Centro Regional de Eventos é a Apatru –Associação Preventiva de Acidentes e Assistência às Vítimas de Trânsito. A Ong vai apresentar, em seu estande, estatísticas do Banco de Dados Permanentes de Acidentes de Trânsito com Vítimas do Município de São José do Rio Preto. Entre elas, as motos representam 27,28% da frota rio-pretense, mas se envolveram em 48% dos 2.567 acidentes registrados no primeiro quadrimestre. Os automóveis, que compõem 56,54% da frota, se envolveram em 36,23% dos acidentes. A Apatru vai mostrar ainda o painel do álcool, um dos fatores que contribuíram para as 44 mortes registradas no trânsito no ano passado. Outra novidade que será apresentada pela Associação é o “Momento Educativo’. Um locutor estará informando, aos participantes que forem ao Centro Regional de Eventos, dados que mostram o perfil do trânsito de Rio Preto. No sábado (25/7), a partir das 19h30, na igreja do bairro Maceno, será celebrada uma missa para abençoar os motociclistas.

Sábado - dia 25/7/09

Atividades: Continuidade das vistorias: Instalação da mini-cidade do trânsito (Cidade Portinho) cedida pela empresa Porto Seguro; Implantação de estandes e atividades internas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança , Apatru e Sest/Senat

A partir das 14 horas: Centro Regional de Eventos. 14 horas em diante - Jogos e brincadeiras pedagógicas; das 14 horas às 22 horas – Vistoria veicular gratuita promovida pela Porto Seguro, das 14 horas às 22 horas - Exposição de automóveis e motocicletas antigos (antigomobilismo) junto a associações pertinentes; das 17h30 às 19 horas – Apresentação de Wheeling (Acrobacias em Motocicletas).

Show ‘PASSAGEM OBRIGATÓRIA’

1ª etapa – 14h30 - Apresentação musical da cantora Iza Mariana, Das 17h45 às 18h45 – Apresentação de Wheeling (Acrobacias em Motocicletas).

2ª etapa – 19h - Apresentação musical da dupla “TONY & KLEBER” , Sorteio de brindes para o público presente

Dalva Rosa dos Santos Silva é a aniversariante da ATI do Bosque da Felicidade


Hoje na casa de nossa jogadora de bola queimada do Bosque da Felicidade, está em festa, é que Dona Dalva completa mais um aniversário. Dona Dalva Rosa dos Santos Silva nasceu em Caitité , no estado da Bahia, vindo para a nossa região com apenas um ano de idade. A essa bahiana cheia de energia os parabéns pela passagem de seu aniversário e contamos muito com a sua força e habilidade no jogo de bola queimada neste próximo mês de agosto. Parabéns!

Marlei Vivi (Urupês – SP) e seu “FELICIDADE”


Kátia Vianna Ricardi Camargo de Abreu e Antonio Gutierrez Molina





Kátia Abreu é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Antonio Gutierrez Molina no livro “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 24 do mês de julho de 2008

Falece no Rio , Zezé Gonzaga uma das

maiores intérpretes da era do rádio

Zezé Gonzaga, nome artístico de Maria José Gonzaga (Manhuaçu, 3 de setembro de 1926 - Rio de Janeiro, 24 de julho de 2008) foi uma cantora brasileira......(Continua na edição do ano passado).

Minha saudosa irmã Theodolinda

e seu neto Gabriel

Em homenagem ao Dia das Avós, hoje nosso registro é para

Theodolinda Ribeiro Prado e seu neto Gabriel da cidade de Atibaia.

Artur Acássio Bresser, Cézar Olympio Golin,

Francisco Rodrigues Madeira e José Bechuate

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que estão

no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Para ver as fotos e as digitalizações e as biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Flávio Hugo Venturini, músico e compositor dos melhores, completa hoje seus 60 anos


Flávio Venturini (Belo Horizonte, 23 de julho de 1949) é cantor, músico e compositor brasileiro. Foi revelado pelo chamado Clube da Esquina nos anos 60. Participou do grupo musical O Terço, antes de se formar o 14 Bis e pelo qual fez sucesso durante o inicio dos anos 80. Posteriormente seguiu carreira solo. Compôs ou interpretou sucessos como Linda Juventude, Planeta Sonho, Nuvens, Caçador de Mim e Clube da Esquina. Espanhola, composta em conjunto com Guarabyra, da dupla Sá & Guarabyra, é sua música mais conhecida e foi um grande hit em 1986/1987, sendo gravada por um grande número de cantores em vários países. Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, Princesa, além de participações mais recentes em trilhas-sonoras de novelas, como Paisagem da Janela, Mais uma Vez (com Renato Russo) e Todo Azul do Mar.

DISCOGRAFIA : 1974 - Criaturas da Noite (O Terço - Underground/Copacabana)///1975 - Casa Encantada (O Terço - Underground/Copacabana)///1979 - 14 Bis (14 Bis - EMI/Odeon)///1980 - 14 Bis II (14 Bis - EMI/Odeon) ///1981 - Espelho das Águas (14 Bis - EMI/Odeon)///1982 - Além Paraiso (14 Bis - EMI/Odeon)///1982 - Nascente (EMI/Odeon) ///1983 - A Idade da Luz (14 Bis - EMI/Odeon)///1984 - O Andarilho (EMI/Odeon) ///1985 - A Nave Vai (14 Bis - EMI/Odeon)///1987 - Sete (14 Bis - EMI/Odeon) ///1987 - Ao Vivo (14 Bis - EMI/Odeon) ///1990 - Cidade Veloz (Chorus/Som Livre)///1991 - Ao Vivo (Dubas) ///1994 - Noites com Sol (Velas) ///1996 - Beija-Flor (Velas) ///1997 - Flavio Venturini e Toninho Horta no Circo Voador (Dubas)///1998 - Trem Azul (EMI/Odeon)///1999 - Linda Juventude (EMI/Odeon) ///2003 - Porque Não Tinhamos Bicicletas (Trilhos) ///2005 - Luz Viva (Trilhos) ///2005 - Aquela Estrela (Trilhos)///2006 - Canção Sem Fim (Trilhos)///2007 - O Terço Ao Vivo (O Terço - Som Livre) ///2009 - Não se apague esta noite (CD e DVD) .

Marina Foiadelli (São José do Rio Preto – SP) e seu AMOR DESCONHECIDO



A Página da Vida do dia 23 do mês de julho de 2008

Hoje 23 de Julho,

Dia do Guarda Rodoviário

O Batalhão de Polícia Rodoviária de São Paulo foi criado em 10 de janeiro de 1948. Sessenta homens foram destacados para fiscalizar a recém-inaugurada Via Anchieta. A partir de 16 de novembro de 1962, a Polícia Rodoviária passou a fazer parte de uma fração da Milícia Paulista, sob a denominação de Policiamento Rodoviário, atual Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), dotado de equipamentos modernos, como bafômetros e radares. Em 1989, foi criado o Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) composto de viaturas equipadas com armamento de grande porte, para combater quadrilhas organizadas, especializadas em furto e roubo de caminhões e/ou cargas. O policiamento rodoviário visa proporcionar mais tranqüilidade e segurança aos usuários, por meio de ações preventivas, para evitar a ocorrência de acidentes, orientar e multar infratores. A corporação profere palestras em escolas e clubes de servir, realiza escolta de produtos perigosos e cargas excedentes, dentre outras atividades. Suas bases operacionais também servem como postos de atendimento e auxilio ao público e como pontos para prestação de serviços sociais nas campanhas de vacinação e arrecadação de agasalhos. A Polícia Militar Rodoviária dispõe de terminais de computadores capazes de informar sobre veículos e condutores, diretamente interligados ao Registro Nacional de Veículos Automotores, à Polícia Civil, aos Departamentos de Trânsito (DETRANs) de 17 estados e ao Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar. O Pelotão de Motociclistas do Comando de Policiamento Rodoviário foi criado em 1998, para apoiar as áreas de maior índice de criminalidade, realizar escoltas e agilizar o atendimento em congestionamentos e acidentes.

Matheus Henrique Bózoli Jovelli

e sua avó Sueli Inês

Hoje em homenagens ao Dia dos Avós, estamos divulgando a foto de Sueli Inês Linjardi de Colinas no Tocantins , com seu netinho Matheus, este todo alegria com a visita da avó nestas férias escolares.

Orlando Fuzinelli, Manoel Peixoto

da Silva e Sérgio Menezes

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

Para ver as fotos e as digitalizações de nossas personalidades aniversariantes do dia basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Eny Mouco Gutierrez e seus 80 anos

Na foto vemos D. Eny sempre abraçada por sua filha Derez e também a netinha Alice.

Hoje é um dia muito especial na casa de minha amiga Derez, tudo porque sua mãe Dona Eny completa exatamente seus 80 anos, Dona Eny nasceu na vizinha cidade de Monte Aprazível – SP, hoje ela prefere residir com sua filha Valderez em um clima mais aquecido de São José do Rio Preto do que com a outra filha Walquíria em um clima mais frio na cidade de Eastbourn da Inglaterra. A Dona Eny os parabéns e os desejos de muitas felicidades e muitos anos de vida pelo seu aniversário e congratulações pelo Dia da Avó que acontece neste próximo domingo.

Relva do Egypto Rezende Silveira (Belo Horizonte – MG) e seu PRESENTE DE UM QUERUBIM


Paulo César Naoum, Sonia Regina Atique, Sérgio Alves e Agnaldo Moreira





Paulo César Naoum e Sonia Regina Atique são as personalidades aniversariantes do dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto, e Sérgio Alves e Agnaldo Moreira da nossa querida Catanduva, personalidades que faço seu registro n’A Página, mas já estão na história de Catanduva , no livro de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 22 do mês de julho de 2008

88 anos de Florestan Fernandes

Florestan Fernandes (São Paulo, 22 de julho de 1920São Paulo, 10 de agosto de 1995) foi um sociólogo e político brasileiro. Florestan Fernandes nasceu numa família pobre... (Continua na edição do ano passado).

Florestan revolucionou a sociologia brasileira

Na universidade, Florestan inaugura uma nova fase de sua vida. Engajado nos estudos e na reflexão sobre a sociedade, aprofunda-se no pensamento de Émile Durkheim e ...( Continua na edição do ano passado).

Claudia Longhi Ercolin, Lazaro Bruno da Silva,

Myrian Teixeira Pupo de Paula e Nelson de Castro

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “ Quem Faz a História de São José do Rio Preto”.

Para ver as fotos e as digitalizações de nossas personalidades aniversariantes do dia basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Projeto “Resgatando Sabores e Temperos”, aguarda a sua receita

Conselho Afro - Brasileiro

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

BIÊNIO – 2007 / 2009

“AS MULHERES NEGRAS EM AÇÃO"

O Conselho Afro Brasileiro está na fase inicial do Projeto “Resgatando Sabores e Temperos” (livro de receitas culinárias) e está esperando a sua contribuição.

Selecione as suas receitas preferidas e nos envie com seu nome completo, o mais rápido possível (até 10/08/09), seja por e-mail, por correspondência ou pessoalmente no Conselho.

Logo você será convidada para o lançamento do nosso livro e ganhará seu exemplar.

Desde já, o Conselho Afro Brasileiro e a Secretaria de Cultura Municipal agradecem a sua participação.

Até breve e bom apetite.

Atenciosamente

Cecília Nunes

Pres.Interina do Conselho Afro Brasileiro.

e-mail conselhoafro@riopreto.sp.gov.br

R: Lafayette Spínola de Castro, N. º 1463 – São José do Rio Preto -SP.
Boa Vista - CEP: 15.025-510 – Fones: (17) 3231-5226 / 3013-2048 / 9159-5006.