quinta-feira, 15 de março de 2012

Rio Preto 160 anos: Esquadrilha abre festa de aniversário e registra deflação no mês de fevereiro



As comemorações dos 160 anos de Rio Preto começam oficialmente neste sábado (17/03), com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 15 horas no aeroporto Eribelto Manoel Reino. Composta por 8 aviões Tucano 750 turbo hélice da Embraer,  a esquadrilha fará 55 manobras numa apresentação de 40 minutos. Os pilotos desembarcam na sexta-feira (16/03) em São José do Rio Preto. São 16 pilotos da Força Aérea Brasileira, sendo 8 pilotos e 8 mecânicos, um para cada aeronave. Um dos aviões é reserva e permanecerá em solo.  
São duas opções de apresentação: uma para bom tempo e outra para mau tempo. Com bom tempo as aeronaves realizam manobras verticais e com tempo nublado essas manobras são substituídas por outras que evitem vôo próximo às nuvens.
O show da esquadrilha será no antigo Terminal de embarque do aeroporto. Uma área gramada será isolada para o acesso do público, que poderá ver bem de perto a decolagem e o pouso das aeronaves.  Os aviões Tucano podem atingir velocidade de 525 km/hora.
No esquema de segurança há além de ambulâncias para suporte terrestre, a presença do helicóptero Águia da Polícia Militar. Esta será quarta apresentação da esquadrilha na cidade. A última foi em 2005.  A expectativa é que um público de milhares de pessoas compareça para ver as manobras.
Ellen Lima

São José do Rio Preto registra 
deflação no mês de fevereiro

Rio Preto registrou deflação de 0,27%, no mês de fevereiro. A redução no preço de abatidos, como o frango, com queda de 10,71% e das frutas, como a maçã com preço 26,94% menor, foram as principais causas da deflação. O índice do IPC Geral – Índice de Preços ao Consumidor, foi divulgado pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Inovação e Tecnologia de São José do Rio Preto, nesta quarta-feira (14/3).
Segundo a coordenadora da pesquisa e assessora da Secretaria de Planejamento, a economista Emília Toledo Leme, a queda nos preços é reflexo do desaquecimento da economia. “Já em janeiro observamos uma inflação comportada, reflexo da liberação dos estoques, que deve ser tendência ao longo do ano”, afirma.
 Para o economista das Faculdades Dom Pedro II e também coordenador da pesquisa, Hipólito Martins, não há indicadores de alta nos preços nos próximos meses e a tendência ainda é de queda.
 Já no IPC da Terceira Idade também foi registrada deflação de 0,24%. O Índice de Preços ao Consumidor Geral acumulado no ano é de 0,131% e o da Terceira Idade de 0,132%.
A pesquisa completa dos IPC Geral e da Terceira Idade está disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, setor de Estudos Socio-econômicos.

Nenhum comentário: