segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rio Preto recebe a carreta do Vem com a Gente


São José do Rio Preto recebe nesta semana, de 17 a 21 de abril, o projeto Vem com a Gente, uma parceria entre a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e o Sindicado dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp).
 Serão cinco dias com atividades para dez mil alunos e professores do ensino fundamental público e privado, envolvendo as áreas de educação, cultura e meio ambiente. As atividades serão gratuitas, bastando que a escola faça sua inscrição.
 “Teremos debates sobre as questões que mais afetam a população, brincadeiras para que as crianças vivenciem problemas e soluções, conscientizando-se da necessidade de preservação do meio ambiente e das práticas de cidadania", explica Benjamin Ribeiro da Silva, Sieeesp.
 O projeto visa atingir ter a participação de cerca de 150 mil pessoas em todas as regiões do Estado nessa primeira edição. "Todas as atividades são gratuitas e não há custos para a cidade", enfatizou Benjamin.
 As atividades socioambientais serão desenvolvidas na Unidade Móvel de Eventos. Trata-se de uma estrutura montada numa grande carreta, com 90 metros quadrados que acomoda quatro estações (salas) e auditório. O equipamento conta com ar condicionado e toda estrutura para o conforto dos participantes.
      As vivências socioambientais contarão com audiovisuais, objetos cenográficos, maquete, além de monitores, para o desenvolvimento de temas como destinação de resíduos sólidos, alimentação saudável, trabalha em rede, consumo e comportamento consciente, levando-as a descobrir, duvidar, pensar e agir em favor de sua casa, rua, escola, bairro, cidade, país e planeta.
   A Semana Vem Com a Gente começa com a apresentação da peça teatral "Pela Estrada Adentro", uma fábula para crianças de todas as idades que discute a tríade: valores, identidade e diversidade. "As crianças interagem com o espetáculo e são estimuladas por questões fundamentais do nosso cotidiano", afirma Marcus Ferreira, coordenador do Programa.

Nenhum comentário: