segunda-feira, 14 de maio de 2012

Social e Senac iniciam curso de auxiliar de escritório e Viva Feira e vacina contra gripe


O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, por meio do curso de Formação Profissional, e em parceria com o Senac Rio Preto, iniciou nesta segunda-feira (14/5), nova turma do curso de Auxiliar de Escritório. O curso é gratuito e tem a participação de jovens com idades de 14 a 21 anos, estudantes do ensino fundamental.
O objetivo do curso, como ressalta a presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes, é proporcionar aos cursistas, desenvolvimento profissional com conhecimentos relativos às rotinas de escritório.
 “É uma grande oportunidade para que os adolescentes e jovens possam se qualificar e já ingressarem no mercado de trabalho com conhecimento profissional”, explica a presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes.
As aulas vão até o dia 20 julho, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas. O curso conta com a participação de profissionais do SENAC. As aulas acontecem na Escola Viva do bairro Dom Lafaiete, na rua Antônio  Francisco Coutinho, nº 31.
O programa do curso estabelece os seguintes tópicos: Mercado de trabalho e empregabilidade; Marketing pessoal na busca de oportunidades e trabalho; os recursos linguísticos como ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional; Interpretação e produção textual; Representações dos números e diferentes procedimentos de cálculos;  Unidades de medidas padronizadas; Criação de tabelas, análise e interpretação de gráficos; A responsabilidade e a ética nas rotinas e processos básicos de escritório; Perfil profissional do escritório; A tecnologia como aliada dos processos administrativos; A organização como ferramenta de controle dos processos; A importância e a diversidade das rotinas e processos básicos de apoio aos serviços de escritório.
 Toda a metodologia do curso desenvolvida pelo Senac, em parceria com profissionais da Escola Viva e Fundo Social, visa favorecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como trabalho em grupo, discussão de casos, debates, jogos e vivências, simulações, proposição de problemas, discussão de vídeos, entre outras que estimule a crítica, a criatividade e a tomada de decisão.
 Informações sobre os cursos de Formação Profissional oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade podem ser obtidas pelo telefone (17) 3214-9010 ou na rua Pedro Amaral, 3578 - Vila Ercília.

Viva Feira vai até a Ercília 
e vacina contra gripe

O projeto Viva Feira, Feira Viva, mantido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, vai estar nesta terça-feira, 15/5, na feira-livre da Vila Ercília. A barraca desta vez vai contar com profissionais de saúde vinculados à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Elvira para imunização da população contra gripe.
 Poderão ser vacinados idosos com 60 anos ou mais, gestantes e crianças a partir de seis meses e menores de dois anos. A vacinação será realizada das 7h30 às 11 horas.
Segundo a enfermeira Michela Dias Barcelos, responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, a única restrição para a vacina - que neste ano imuniza contra os vírus A (H1N1), influenza A (H3N2) e B - é para quem tem alergia a ovo ou a algum componente da vacina.
Além da feira, as pessoas que se enquadram nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde podem comparecer a qualquer uma das 25 unidades de saúde do município, portando documentos pessoais e a caderneta de vacinação.
 Na próxima quinta, sexta-feira e sábado, 17, 18 e 19/5 respectivamente, o hipermercado Carrefour, na rodovia, também recebe equipe da Saúde para vacinação. O posto volante vai funcionar na quinta e sexta das 17h30 às 20h30 e no sábado, das 9 às 16 horas.
A expectativa é de que sejam vacinadas pelo menos 80% das 75.187 mil pessoas que se enquadram nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Até o último domingo, 13/5, foram imunizados em Rio Preto um total de 23.224 pessoas, cobertura de 30%.

Nenhum comentário: