domingo, 17 de junho de 2012

Rock’n roll será tema em dois eventos no dia 21 e 22 de junho na Oficina Cultural Fred Navarro


 A Oficina Cultural Fred Navarro, espaço da Secretaria de Estado da Cultura, promove no dia 21 de junho, às 19h, a palestra Rock’n’roll e Arte Pop nos anos 60, sob a coordenação da artista visual Aline Luz. E no dia 22 de junho, às 19h30, a apresentação musical Rock em Concerto finaliza a série de atividades que teve como temática o surgimento do rock’n roll e seus desdobramentos em outras áreas de manifestação cultural contemporânea. 
 A palestra abordará a relação entre rock’n roll e a arte Pop nos anos 60 e como suas conexões ideológicas e visuais criaram um relacionamento novo entre os âmbitos tradicionais da arte e o cotidiano, relação esta que foi aprofundada nos circuitos de arte underground. Estas conexões ideológicas são expressas tanto na estrutura da visualidade adotada pela arte pop e pelo rock, quanto no discurso dos artistas.
 Graduada em Artes Visuais pela UNESP, Aline Luz trabalhou como educadora para a Fundação Bienal e SESC e realizou pesquisa de iniciação científica pela FAPESP, com projeto na área de design gráfico e comunicação visual intitulado O Kitsch no Rock: A relação entre vanguarda e kitsch através da Arte Pop norte-americana e britânica e as capas de disco dos Beatles e dos Rolling Stones.
 A apresentação musical Rock em Concerto encerra um ciclo de atividades que a Oficina Fred Navarro realizou em parceria com o Projeto Guri de Rio Preto, com o objetivo de preparar, capacitar e aprimorar músicos interessados em criar e executar arranjos de rock’n roll, para as formações instrumentais e vocais. A atividade será coordenada pelo arranjador, compositor e produtor musical, Glauber Santiago e também professor de música da UFSCar, onde atua como arranjador da Orquestra Experimental. 
O concerto será apresentado por alunos do Projeto Guri de Rio Preto que, acostumados com instrumentos tradicionais de uma orquestra, agora, juntam-se para lembrar grandes bandas clássicas do rock, como: Beatles, Deep Purple, Pink Floyd, entre outras. 

Palestra: Rock’n’roll e 
Arte Pop nos anos 60
21/6 – quinta-feira – 19h às 22h
Público: artistas, críticos de arte, estudantes e demais interessados, a partir de 18 anos
Local: Oficina Cultural Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 | Imperial
Telefones: 17 3234 2405 | 3212 9235

Rock em Concerto
22/6 – sexta-feira – 19h30
Indicação: a partir dos 7 anos
LOCAL: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381 – Chácara Municipal
Informações: 17 3234 2405 | 3212 9235

Nenhum comentário: