quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Posse de Dom Tomé Ferreira da Silva, novo bispo da Diocese, será amanhã, sexta dia 16


Dom Tomé Ferreira da Silva.
Está marcada para a próxima sexta-feira, dia 16 de novembro, às 19h30, a missa solene de posse do novo bispo da Diocese de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva, 51 anos, nomeado no dia 25 de setembro pelo santo papa Bento XVI.
 A cerimônia será celebrada na igreja Sé Catedral São José, igreja-mãe da Diocese, com participação de todos os padres, diáconos, religiosos (as) e seminaristas e de todo o povo.  
 O Sistema Diocesano de Comunicação, que inclui a Rádio Interativa FM 104.3 FM e o site da Diocese www.bispado.org.br farão a transmissão ao vivo da celebração. São esperadas cerca de 1.500 pessoas. 
Assim Rio Preto ganha seu quinto bispo , mais um que é mineiro. O primeiro bispo foi Dom Lafayette Libânio, nascido em Pouso Alegre (1930-1966); o segundo, o português Dom José de Aquino Pereira (1968-1997); o terceiro, o paulista Dom Orani João Tempesta (1997-2004); e o quarto, Dom Paulo Mendes Peixoto (2004-2012), de Imbé de Minas. Entre Dom Lafayette e Dom Aquino, atuou como bispo auxiliar Dom José Joaquim Gonçalves, por curto período. 
Dom Tomé é um sacerdote moderno, gosta de tecnologia (ele tem um blog e participa do Facebook e Twiter), mas é ao mesmo tempo homem da terra: gosta de sítio e de natureza. Levanta-se cedo todos os dias e faz caminhada. Gosta de uma boa comida mineira. Lê muito, intensamente, de livros a jornais. A leitura diária de jornal é obrigatória. 
Inteligentíssimo e competente são qualidades apontadas pelos assessores, entre eles Francisco David Rodrigues, que trabalha na Região Ipiranga. Também é uma pessoa super acessível e bem próximo dos fiéis. Independente, ele próprio dirige seu carro. Como responsável pela Região Episcopal Ipiranga, da Arquidiocese de São Paulo, Dom Tomé tem agenda lotada. 
Celebra missa todo dia nas paróquias da sua regional, que somam 36 igrejas. A caminhada pastoral de Dom Tomé justifica sua promoção ao episcopado. Como sacerdote, atuou na diocese de Campanha (MG), como pároco nas cidades mineiras de Boa Esperança, Heliodora, Natércia, Conceição das Pedras e Três Corações. 
Integrou o Conselho Presbiteral, Conselho Administrativo e Conselho Pastoral, na sua diocese, e foi coordenador diocesano da Pastoral da Liturgia. 
É um homem preocupado com as vocações, tendo já telefonado ao Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de Rio Preto, para saber como é a estrutura da entidade e quantos são os seminaristas. A atenção aos vocacionados vem dos tempos de padre, quando ele foi professor, vice-reitor e reitor do Seminário Diocesano São José (Campanha) e professor de Filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora (Pouso Alegre). 
Aqui, ele vai encontrar um grande território diocesano, abrangendo 50 municípios e população de quase 1 milhão de pessoas; 97 paróquias; 228 capelas; 120 padres; 10 casas religiosas masculinas; e 27 casas religiosas femininas. Durante o período vacante, de abril a novembro, a Diocese teve como administrador diocesano o padre Jarbas Brandini, pároco da Igreja da Redentora, que está a caminho do cinquentenário de ordenação sacerdotal. 
"Acredito que vou ficar mais um tempo na Cúria depois da posse, para fazer a passagem das questões administrativas a Dom Tomé," disse Jarbas. Com a vinda do novo bispo, outras questões estão perto de ser concretizadas: a criação da Diocese de Votuporanga e a elevação de Rio Preto à Arquidiocese, abrangendo também as dioceses de Jales, Catanduva e Barretos. Quando isso for oficializado, Dom Tomé será automaticamente sagrado arcebispo, o terceiro que sai das messes católicas de Rio Preto. Dom Orani é hoje arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro e Dom Paulo, de Uberaba. 
O pedido de criação da diocese de Votuporanga e da elevação à Arquidiocese foi protocolado na Nunciatura por Dom Paulo Mendes Peixoto em 24 de agosto de 2010 e está no Vaticano, endossado pelos bispos da Província de Ribeirão Preto, à qual pertence Rio Preto. Nesse percurso, ocorreram a morte do arcebispo de Ribeirão, dom Joviano Lima, e a troca de núncio, tendo assumido D. Giovanni d´Anielo. A reportagem tentou contato na Nunciatura Apostólica, em Brasília, que funciona como embaixada do Vaticano, mas havia uma missa e confraternização, o que impossibilitou o retorno. 

Carta a São José do Rio Preto

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Caro filho e querida filha, Graça e paz! 
Na memória de São Cosme e Damião, nesta manhã de vinte e seis de setembro de dois mil e doze, volto meu olhar, pensamento e coração aos fiéis da Diocese de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, bem como aos homens de boa vontade que residem em seu território. Deus seja louvado! No dia dezessete de setembro do ano em curso, memória de São Roberto Belarmino, na hora em que o sol, tendo atingido o píncaro, iniciava sua descida ao poente, a Igreja solicitou-me que abrisse uma fresta em meu coração e por ela deixasse entrar em minha vida e ministério o Povo de Deus que habita na Diocese de São José do Rio Preto. Desde então, tenho-os já em meu coração; agora, como São Paulo, também suplico: Dai-nos lugar em vossos corações (2 Cor 7,2a). 
Na fé, curvo-me, afirmativamente, à vontade do Santo Padre o Papa Bento XVI, que me envia e doravante deseja-me como Bispo da octogenária Diocese de São José do Rio Preto. E o faço em espírito filial e discipular, na e com a Igreja, Mãe e Mestra, a quem desejo sempre servir com coração de um operário da vinha do Senhor e consciência de um pecador convertido e servo inútil. No aguardo do dia do início desta missão, dentro em breve, convido-os à oração, para que ela nos predisponha a realizar com liberalidade e alegremente a vontade do Senhor: Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48). Santidade que é dom de Deus Pai e resposta nossa, construída na verdade e caridade, objetivo primeiro e último da Igreja na sua ação querigmática, evangelizadora, sacramental e pastoral. 
Unidos pelo Espírito Santo, peçamos a intercessão terna e materna de Nossa Senhora, invocada com o título do Imaculado Coração de Maria, e de São José, pois, como afirma Santo Agostinho: Maus pastores, livre-nos Deus, infelizmente o somos; bons, valha-nos Deus, só o podemos com a sua graça. Por isto também a vós, meus irmãos, prevenimos e rogamos a que não recebais em vão a graça de Deus (2 Cor 6,1). Tornai frutuoso o nosso ministério. Sois plantação de Deus (1 Cor 3,9). Recebei de fora quem planta e quem rega; por dentro, aquele que dá o incremento. Ajudai-nos não só rezando, mas obedecendo; para que nos maravilhe não tanto o estar à vossa frente quanto o vos ser útil ( Sermo 140, 1: PL 38, 1484 ). 
Amplexo e todo bem! 
+ Tomé Ferreira da Silva.

Nenhum comentário: