segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Parabéns à você, nesta data querida,..... e Santo (a) do dia de hoje Santa Paula Isabel Cerioli


ADMA HOMSI TARRAF,
ALEXANDRE ALVES DA SILVA,
CLAUDECIR PEREIRA,
EDGAR PEREIRA LIMA,ELIANA SEGREGIO,
FABIANA MARIA COUTO,
JOILDA GOMES,
JOSE WALTER GOUVEIA,
LEIA MARIA JUSTE,
MARCOS AURELIO ALMEIDA SANTOS,
OSMAR FELIPE DAS NEVES,
RAFIC AMINE ABOU REJAILI e
SERGIO NONATO.

e 1 ano de saudade de 

MARTA GARCIA FORTUNATO DA SILVA
(*16/03/1944-Mirassol + 24/12/2011-S. J. do Rio Preto)

*****
Santo(a) do dia de hoje

Santa Paula Isabel Cerioli

Batizada como Costanza Cerioli, nasceu na família dos nobres e ricos Francisco Cerioli e Francisca Corniani, no dia 28 de janeiro de 1816, em Soncino, Cremona, Itália. 
Delicada, inteligente e sensível, dona de um físico frágil, aprendeu cedo a lidar com o sofrimento, alertada pela sabedoria cristã da mãe, que lhe mostrava a miséria presente nas famílias dos camponeses. Aos onze anos, foi entregue às Irmãs da Visitação da cidade de Alzano, para completar sua formação religiosa e cultural, com as quais ficou até os dezesseis anos, destacando-se pela bondade e caridade. 
Aos dezenove anos, obedecendo à vontade dos pais, casou-se com o nobre e rico Caetano Busecchi, de quase sessenta anos, herdeiro dos condes Tassis. Vivendo no palácio do marido, em Comente, Bergamo, dedicava-se à família e às obras de caridade da igreja. Teve um casamento feliz e harmônico, porém marcado pela morte dos quatro filhos; três logo após o nascimento e o outro, Carlos, com dezesseis anos. 
Abatida, continuou cuidando do marido, já bem idoso e doente, até 1854, quando ele faleceu. Assim, com trinta e oito anos, viúva, sozinha e dona de grande fortuna, isolou-se do mundo. Ficou retirada em sua casa, dedicando-se às obras de caridade, nas quais aplicou todo o patrimônio. 
Criou colégios para crianças órfãs carentes e abandonadas; instituiu escolas, cursos de catecismo, exercícios espirituais, recreações festivas e assistência às enfermas. Vencendo todos os tipos de dificuldades, desejou fundar uma Congregação religiosa feminina e outra masculina que seguisse o modelo evangélico do mistério de Nazaré, constituído por Maria e José, que acolhem Jesus para doá-lo ao mundo. 
Orientada, espiritualmente, pelos dois bispos de Bergamo, em 1857, junto com seis companheiras, fundou o Instituto das Irmãs da Sagrada Família. Nesse dia, Costanza vestiu o hábito e tomou o nome de madre Paula Isabel. Em 1863, realizou seu grande sonho: fundou o Instituto dos Irmãos da Sagrada Família, para o socorro material e a educação moral e religiosa da classe camponesa, na época a mais excluída e pobre. 
O carisma da Sagrada Família era o objetivo a ser alcançado, como modelo de ajuda e conforto, aprendendo dela como ser famílias cristãs acolhedoras, unidas no amor, na fraternidade, na fé forte, simples e confiante. Com muita inspiração, ela própria escreveu as Regras para os seus institutos, que foram aprovadas pelo bispo de Bergamo. 
Consumida na intensa atividade assistencial e religiosa, com apenas quarenta e nove anos de idade, morreu na véspera do Natal de 1865, em Comonte, Bergamo. Deixou entregue aos cuidados da Providencia Divina o já estabelecido Instituto feminino e a semente plantada do outro, masculino. 
Madre Paula Isabel Cerioli foi beatificada pelo papa Pio XII em 1950, durante o Ano Santo. Foi declarada santa pelo papa João Paulo II em 2004.

É dia também de


*****

*****

*****

Mensagem de hoje

Perdoe-me de minhas ausências ou não ter sido tão 
próximo de ti. (Dia 24/12 - Dia Universal do Perdão). 

Feliz Verão, Feliz Natal cheio de 
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: