terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Parabéns à você, nesta data querida, muitas ..... e Santo do dia de hoje Natal de Jesus


DEBORA MALACARIO,
DURVAL FRANCO VILELA,
JOAO CARLOS CESARIO THIAGO DA SILVA,
JOAO PAULO FERREIRA DA SILVA,
JOSE MARTINS GARCIA NETO,
JULIO NATAL SILVINO,
MARCIA VIRGINIA FINOTTI CAPOVILLA,
MARIA HELENA PAPALARDA,
NANCI DA SILVA ALCANTARA,
NATAL APARECIDO MARTIM,
NATALINA DE FATIMA DODORICO,
NATALINA PRADO LOUSADA, 
NATALINO NOGAROTO,
NATALINO TRIVELATO,
RITA DE CASSIA BRAZAO SUGUAYA,
RONALDO NATANAEL SABINO.  
SAMUEL MENEGUESSO e
RICARDO TAVARES.

*****

Santo do dia de hoje

Natal de Jesus

"E o Verbo se fez carne e
 habitou entre nós e 
nós vimos a sua glória..." 
(Jo 1,14). 

A encarnação do Verbo de Deus assinala o início dos "últimos tempos", isto é, a redenção da humanidade por parte de Deus. Cega e afastada de Deus, a humanidade viu nascer a luz que mudou o rumo da sua história. O nascimento de Jesus é um fato real que marca a participação direta do ser humano na vida divina. Esta comemoração é a demonstração maior do amor misericordioso de Deus sobre cada um de nós, pois concedeu-nos a alegria de compartilhar com ele a encarnação de seu Filho Jesus, que se tornou um entre nós. Ele veio mostrar o caminho, a verdade e a vida, e vida eterna. A simbologia da festa do Natal é o nascimento do Menino-Deus. 
No início, o nascimento de Jesus era festejado em 6 de janeiro, especialmente no Oriente, com o nome de Epifania, ou seja, manifestação. Os cristãos comemoravam o natalício de Jesus junto com a chegada dos reis magos, mas sabiam que nessa data o Cristo já havia nascido havia alguns dias. Isso porque a data exata é um dado que não existe no Evangelho, que indica com precisão apenas o lugar do acontecimento, a cidade de Belém, na Palestina. Assim, aquele dia da Epifania também era o mais provável em conformidade com os acontecimentos bíblicos e por razões tradicionais do povo cristão dos primeiros tempos. 
Entretanto, antes de Cristo, em Roma, a partir do imperador Júlio César, o 25 de dezembro era destinado aos pagãos para as comemorações do solstício de inverno, o "dia do sol invencível", como atestam antigos documentos. Era uma festa tradicional para celebrar o nascimento do Sol após a noite mais longa do ano no hemisfério Norte. Para eles, o sol era o deus do tempo e o seu nascimento nesse dia significava ter vencido a deusa das trevas, que era a noite. 
Era, também, um dia de descanso para os escravos, quando os senhores se sentavam às mesas com eles e lhes davam presentes. Tudo para agradar o deus sol. 
No século IV da era cristã, com a conversão do imperador Constantino, a celebração da vitória do sol sobre as trevas não fazia sentido. O único acontecimento importante que merecia ser recordado como a maior festividade era o nascimento do Filho de Deus, cerne da nossa redenção. Mas os cristãos já vinham, ao longo dos anos, aproveitando o dia da festa do "sol invencível" para celebrar o nascimento do único e verdadeiro sol dos cristãos: Jesus Cristo. De tal modo que, em 354, o papa Libério decretou, por lei eclesiástica, a data de 25 de dezembro como o Natal de Jesus Cristo. 
A transferência da celebração motivou duas festas distintas para o povo cristão, a do nascimento de Jesus e a da Epifania. Com a mudança, veio, também, a tradição de presentear as crianças no Natal cristão, uma alusão às oferendas dos reis magos ao Menino Jesus na gruta de Belém. Aos poucos, o Oriente passou a comemorar o Natal também em 25 de dezembro. 
Passados mais de dois milênios, a Noite de Natal é mais que uma festa cristã, é um símbolo universal celebrado por todas as famílias do mundo, até as não-cristãs. A humanidade fica tomada pelo supremo sentimento de amor ao próximo e a Terra fica impregnada do espírito sereno da paz de Cristo, que só existe entre os seres humanos de boa vontade. Portanto, hoje é dia de alegria, nasceu o Menino-Deus, nasceu o Salvador.

É dia também de


*****

Mensagem de hoje

Mensagem do aniversariante de hoje: 
"Aquele, porém, que perseverar até o fim, 
esse será salvo". (Jesus Cristo).

Feliz Natal cheio de bençãos, 
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: