quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Parabéns à você, nesta..... e Santo(a) do dia de hoje Santa Léonie Françoise de Sales Aviat


ALAN TOZO PEQUENO,
ALVARO LUIZ ESTRELLA,
ANTONIO SCRIGNOLLI SOBRINHO,
DAMIANA GOMES OGER,
DOLORES GOBI,
HELBANO BARBOSA DE SOUZA,
IRENE GUILHERME DAS NEVES,
JOSE HAMILTON CARDOSO MACHADO,
LIVIA MARIA MOURÃO,
MARCIA MARIA DA SILVA,
MOACIR MACEDO TELES,
NELVAN SORRENTINO,
NICANOR CARRARO,
NILSON PETEAN,
RAUL GONZALEZ,
RICARDO CREPALDI,
ROSANGELA SERPA VICENTE DA COSTA,
RUY ROBERTI,
SERGIO CARLOS FERNANDES,
VERGILIO BOTTARO e
VIVIANE CRISTINA DOS SANTOS.

*****

Santo (a) do dia de hoje

Santa Léonie Françoise 
de Sales Aviat

Léonie Aviat nasceu no dia 16 de setembro de 1844 na cidade francesa de Sézanne. Seus pais eram católicos praticantes e honestos comerciantes. Ao completar dez anos eles a enviaram para o colégio das Madres da Visitação da cidade de Troyes. Léonie ficou durante seis anos, onde recebeu a Primeira Eucaristia e a Crisma e sob a sábia orientação do capelão Luiz Brisson e da superiora, recebeu uma educação humanística, uma profunda formação religiosa e moral e foi iniciada na doutrina salesiana de abandono à Divina Providência. 
Em 1866 Léonie rejeitou um vantajoso matrimonio expressando o desejo sincero de dedicar sua vida à Jesus Cristo. Com autorização dos pais, ela foi visitar padre Brisson a fim de se aconselhar. A cidade de Troyes nesta época tinha se tornado um pólo de indústrias têxteis que atraiam a mão de obra do campo para o centro urbano. Atento a esta situação e sensível às necessidades das adolescentes camponesas, que deixavam suas famílias em busca do trabalho promissor, padre Brisson desde 1858 havia fundado a Obra São Francisco de Sales; uma casa-família que acolhia e assegurava a assistência e educação cristã, àquelas jovens operárias. Porém, como era difícil encontrar, para esta casa-família, uma diretora estável, padre Brisson havia decidido fundar uma congregação religiosa. 
Durante a visita de Léonie, o experiente padre expôs esta situação e encontrou nos anseios da jovem um sinal de Deus. Colocou Léonie na direção da casa-família. Em 1868 ele fundou a congregação para continuar de forma organizada a sua Obra para as operárias e Léonie vestiu o véu religioso adotando o nome de Madre Léonie Francisca de Sales Aviat. Em 1872 foi eleita a superiora da nova Congregação colocada sob a proteção e guia do santo bispo de Genebra de quem adotam completamente as regras espirituais e pedagógicas. Isto explica o nome adotado "Madres Oblatas de São Francisco de Sales". 
Desde então, Madre Aviat se dedicou ao apostolado entre as jovens operárias, estabilizando a congregação e as casas-famílias de Troyes. As Oblatas abrem escolas básicas nas paróquias. Em Paris, abriram o primeiro pensionato para moças de famílias ricas que Madre Aviat dirigiu por oito anos, assim elas estenderam seu apostolado às diversas classes sociais. Depois retornou para a Casa Mãe da Congregação onde residiu por mais quinze anos, assumindo o posto de superiora até sua morte. 
As Oblatas foram enviadas para a África, Europa e América do Sul, abrindo pensionatos, escolas e obras assistenciais. No ano de 1903 as leis anticlericais francesas decretam a dissolução das Congregações e o fechamento de suas casas, apoderando-se de todos os seus bens. As Oblatas se refugiam em Perúgia, mas Madre Aviat não esmoreceu e continuou a atividade da Congregação, que recebeu a aprovação canônica em 1911 do papa Pio X. 
Morreu em Perúgia, Itália no dia 10 de janeiro de 1914, onde foi sepultada. Mais tarde, seu corpo foi transladado para a cripta da Casa Mãe da Congregação em Troyes, França. 
Foi beatificada em 1992, pelo papa João Paulo II e canonizada pelo mesmo pontífice em 2001, em Roma. Para sua homenagem litúrgica a Igreja lhe reservou o dia 10 de janeiro.

É dia também de 


*****

*****
Mensagem de hoje 

Antes um inimigo nobre do que um amigo vil. 
(Máxima popular libanesa). 

Feliz 2013 com saúde, 
paz e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.


Nenhum comentário: