domingo, 17 de março de 2013

Igreja da Basilica e Cia Fulano de Tal comemoram 10 anos de encenação da Paixão de Cristo



Os últimos dias de Jesus até a crucificação serão narrados a partir de uma releitura da Cia. Fulano de Tal de Rio Preto em parceria com a igreja Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida na montagem ““Paixão de Cristo 2013: A Última Semana do Homem””, encenada na próxima terça-feira, dia 19, às 20h, na praça do Jardim Maria Lúcia, na rua Manoel Moreno. 
Como na maioria das encenações da paixão de Cristo mundo afora, a peça, que é tradicional nas comemorações do feriado cristão da Páscoa, é aberta à população, que de certa maneira também participa do evento como figuração. 
O espetáculo foi fragmentado por espaços espalhados pela praça, onde a ação acontece. O elenco é formado por cerca de 70 atores da Fulano de Tal, integrantes de outros grupos teatrais e pessoas comuns. De acordo com a produtora e atriz Beta Cunha, o objetivo é reunir pessoas diferentes na realização de um bem comum. 
Ao todo, estarão em cena cerca de 70 atores. O espetáculo conta com a trilha sonora cantada ao vivo. Beta afirma que, além da celebração de cunho religioso, a peça é transportada para a realidade atual. Com o tema ‘A Última Semana do Homem’, fazemos um paralelo da fé com a edificação do homem atual e seu meio.” 


A Cia. Fulano de Tal comemora 10 anos de encenação da Paixão em Rio Preto. A direção geral do espetáculo é de encenação de João Paulo Rillo, e a produção Centro Cultural Vasco. Além das apresentações, a produção tem o objetivo de formação artística. “A ideia é dar continuidade da arte teatral com os atores e pessoas comuns.” 
 O Centro Cultural Vasco realiza a 10ª edição do projeto “Encenação da Paixão de Cristo”, fruto da parceria entre a igreja Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida e a Cia. Fulano de Tal, a encenação da Paixão de Cristo era um projeto que tinha como objetivo a experimentação estética em função de uma atualização histórica dos temas sacros. O espetáculo tem duração de 55 minutos. As apresentações são gratuitas.
 Com o passar do tempo a parceria foi ampliada para outras paróquias e outras comunidades (Santa Teresinha, Jardim Santo Antonio, São Francisco, Santa Cruz, comunidade do Jardim Maria Lúcia, Jardim Cristo Rei e Eldorado).
 Evidentemente, novos objetivos foram se colocando como centrais na realização da encenação da Paixão de Cristo, como por exemplo; incluir de maneira mais efetiva a comunidade no processo de trabalho teatral. Assim, atores e não atores vivenciam um processo de trabalho teatral em conjunto, buscando dessa forma, uma participação mais protagônica da comunidade local no processo de produção teatral e uma organicidade maior entre atores e não atores.
 A Encenação relata de forma realista a ultima semana da vida de Jesus Cristo. Baseado nas escrituras, o espetáculo narra as principais passagens de Jesus desde sua entrada em Jerusalém no Domingo de Ramos até a crucificação. Através dos recursos de musica, dança e áudio visual, os momentos citados mostram toda a humanidade crítica deste grande líder.
 A Encenação se divide em 9 fragmentos, Domingo de Ramos,  Expulsão de Vendilhões do Templo, Encontro com Maria Madalena,  Santa Ceia, Traição de Judas,  Prisão, Julgamento de Caifás, Sentença de Pilatos e  Via Crucis e Crucificação. Mais informações (17) 3011-1496 

Confira os locais de apresentação 
 Dia 19, às 20h, na praça do bairro
Jardim Maria Lúcia, na avenida Manoel Moreno.
 Dia 21, às 20h, em frente a paróquia
 Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
 Dia 24, às 20h,  domingo de Ramos-
Paróquia São Sebastião do Eldorado.
 Dia 25, às 20h, na paróquia Santo Antônio de Pádua,
em frente à escola municipal Darcy Ribeiro.
 Dia 29, às 20h, na praça da igreja
  Basílica Menor de Nossa Senhora da Aparecida.

Nenhum comentário: