sábado, 6 de abril de 2013

Correios lançam selo e cartão-postal JMJ Rio2013


Os Correios lançaram no dia 23 de março, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), um selo especial e um cartão-postal alusivo à 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude. 
Acompanhado pelo gerente de Vendas no Varejo da Diretoria Regional dos Correios do Rio de Janeiro, Marcelo Jorge Rocha, a primeira obliteração da peça filatélica foi realizada pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta.
O selo especial da JMJ Rio2013 foi uma ideia conjunta do Comitê Organizador Local e dos Correios para homenagear o evento, que espera mais de 2,5 milhões de jovens no Rio, entre os dias 23 e 28 de julho. 

Sobre o selo: 
De autoria do designer Gustavo Huguenin, o selo traz estampada a logomarca da 28ª Edição da Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio2013. Os elementos do símbolo da JMJ formam a imagem que simboliza o coração do discípulo que acolhe Jesus. Destaca-se, ao centro, o Cristo Redentor ultrapassando a figura, representando a acolhida do povo brasileiro. Na parte superior do coração, encontra-se o desenho do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro. A cruz contida no símbolo intensifica o sentido do território brasileiro, também conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, significando o litoral do Brasil. Complementando a arte, tem-se a sigla, o nome, a cidade e o país onde será realizado o Encontro. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.
Foram produzidas 600 mil unidades do selo, com valor facial de 1º Porte Carta Comercial, atualmente R$ 1,20. Já o cartão-postal tem uma tiragem de 10 mil peças, ao preço de R$ 1,00 cada.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por meio da Filatelia, enaltece esse Encontro que tem por lema “Ide e fazei discípulos entre todas as Nações” (Mt 28,19), reunindo jovens de todos os continentes, levando ao mundo a fé, a esperança e a caridade.


Histórico
A Jornada Mundial da Juventude - JMJ, Encontro Internacional dos Jovens com o Papa, chega ao Brasil, em 2013, em sua 28ª edição, na cidade do Rio de Janeiro.
Considerado o maior evento mundial direcionado à juventude, esse encontro de fé, esperança e unidade tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens a mensagem de Cristo, e, por meio deles, mostrar o “rosto” jovem de Cristo ao mundo.
Realizado anualmente nas dioceses de todo o mundo, o evento prevê, a cada 2 ou 3 anos, um encontro internacional dos jovens com o Papa, com duração aproximada de uma semana.
A JMJ tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II, em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz, um dos principais símbolos dessa Jornada, que representa o amor de Cristo pela humanidade.
O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude, pelas Nações Unidas, e anunciado pelo Papa a instituição da Jornada Mundial da Juventude, em outro encontro internacional de jovens, no Vaticano.
A primeira edição da Jornada Mundial da Juventude foi realizada em Roma, em 1986, e reuniu 300 mil jovens na Praça São Pedro. O maior público foi em 1995, em Manila, nas Filipinas, de 4 milhões de jovens. A Jornada já passou por países como Itália, Argentina, Polônia, Estados Unidos, Filipinas, França, Canadá, Alemanha e Austrália. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, com mais de 190 países.
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na Basílica de Santa Maria Maior, como sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens, que são chamados a acolhê-la em suas vidas.
A participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto às maravilhas de Deus. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Um encontro de corações, que creem que a fraternidade na diversidade é possível. (Fonte: Comitê Organizador Local JMJ Rio2013).


Nenhum comentário: