sexta-feira, 5 de julho de 2013

Paróquia Nossa Sra de Aparecida de Votuporanga realiza missa em homenagem ao Padre Nino Carta


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga realiza uma missa de ação de graças para celebrar os 50 anos de ordenação sacerdotal do padre Nino Carta.
A missa acontece no sábado, 06 de julho, às 19h  e será presidida pelo padre Nino e concelebrada pelo padre Gilmar Margotto.
Após a missa, o Pe. Nino recepcionará toda a comunidade em um jantar comemorativo, a ser realizado no Centro Social de Votuporanga, na rua Tibagi, nº 3071, a partir das 21h. 
Padre Nino  atualmente é pároco da paróquia Santa Anastácia na cidade italiana de Budusò, na Ilha de Sardenha, e estará no Brasil para curtir alguns dias de férias e coordenar o Retiro Anual da Associação de Leigos Consagrados Comunhão e Missão.  Esta associação foi fundada por ele em 1982 e está presente nas cidades de Mirassol, Rio Preto, Caraguatatuba, Ubatuba, Votuporanga, Caxito (Angola) e Budusò (Itália).
Nascido Pietro Saturnino Carta na Itália, padre Nino como é carinhosamente chamado, foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1963. O sacerdote italiano esteve a frente da paróquia Nossa Senhora Aparecida entre os anos de 1983 e 1991, sendo o primeiro pároco após a saída dos freis capuchinhos. Nos quase 8 anos em que esteve em Votuporanga, Padre Nino, italiano de nascença, mas brasileiro de coração, cativou os fiéis votuporanguenses que lotavam a Igreja Matriz para ouvir as homilias e as músicas cantadas  e tocadas pelo sacerdote. 
Padre Nino Carta foi um grande incentivador das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base),dividindo o território paroquial em pequenas comunidades de forma a levar a Igreja mais perto das casas dos fiéis. Preocupado com a juventude, criou a Pastoral do Menor. Grande comunicador, deu início as transmissões do programa de rádio “Bondade é Notícia” e da Santa Missa dominical na TV. Apaixonado pelo futebol, a exemplo do frei Arnaldo, padre Nino não perdia um jogo da Votuporanguense. Visando o despertar vocacional de muitos jovens, o sacerdote criou um seminário paroquial, sendo uma etapa de amadurecimento antes da ida  dos vocacionados para o seminário diocesano. Esta experiência deu a Igreja novos padres, como o padre Gilmar Margotto, Jair de Marchi, Leonel, Leonildo, entre outros. O nome da Livraria Católica votuporanguense “Mamma Pasqua” é uma homenagem à mãe do padre Nino.
Uma liturgia especial está sendo organizada para esta celebração, de forma a relembrar os momentos vividos pelo padre Nino em Votuporanga e emocionar todos os presentes. 

Nenhum comentário: