terça-feira, 16 de julho de 2013

Santuário São Judas recebe 23 peregrinos canadenses para Semana Missionária


Cerca de 23 peregrinos canadenses, acompanhados pelo padre Stephen Albert Savel, desembarcam no aeroporto de São José do Rio Preto, na tarde da próxima quarta-feira, 17 de julho.
 A chegada dos peregrinos, prevista para 16h45, é aguardada com ansiedade por paroquianos do Santuário São Judas Tadeu, em Rio Preto.
O grupo, que viverá a Semana Missionária na região, se prepara para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho. A opção por São José do Rio Preto é fruto do trabalho de divulgação do São Judas feito pelo padre Luiz Caputo, todos os anos, no Canadá. 
Acolhida
 Após recepção no aeroporto, os canadenses seguirão para a sede do Serviço Social São Judas Tadeu. O translado será feito pelas “Famílias Acolhedoras”; membros da Paróquia que hospedarão os peregrinos em suas casas entre os dias 17 e 21 de julho.
No início do mês, os voluntários se reuniram com o pároco reitor do Santuário, padre Luiz Caputo, para receber as instruções acerca da acolhida dos peregrinos. A língua, que no primeiro momento surgiu como empecilho, será superada com criatividade e muitos gestos, segundo os paroquianos. Todos, a partir de recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, tiveram suas carteirinhas de vacinação atualizadas.
Programação
Segundo o padre Luiz Caputo, coordenador geral da Semana Missionária no Santuário, as atividades estão alicerçadas em 3 pilares: a experiência religiosa, cultural e social.
Já na quinta-feira, 18 de julho, o dia será dedicado à Responsabilidade Social. Os canadenses se encontrarão com os adolescentes do Serviço Social São Judas Tadeu. Apresentações da Banda e do espaço físico da Entidade serão realizadas pela manhã. Projetos custeados com recursos vindos do Canadá serão visitados. À tarde, atividades esportivas estão programadas.
A partir das 8 da noite, no Parque Celeste, uma Missa será celebrada na rua. A ação, que faz parte do Projeto Diocesano da Rede de Comunidades é um dos “pontos altos” da enculturação religiosa. “Queremos incentivar a prática da devoção popular. É muito comum, em nossa Diocese, celebrarmos nas casas das famílias ou em espaços públicos”, explicou o padre Luiz Caputo.
Sexta-feira, 19 de julho, o dia será de lazer no Termas dos Laranjais (Olímpia). Sábado, 20 de julho, após a Oração da Manhã, agendada para 9 horas, será promovida aula de dança com a Escola Passo a Passo. A intenção é apresentar os ritmos brasileiros e ensaiar uma “quadrilha” para a “Festa Julina” agendada para o período da tarde, a partir das 15 h.
Dia de Evangelização
Domingo, 21 de julho, último dia da visita, serão promovidas ações nas ruas do território da paróquia. Os peregrinos canadenses, acompanhados por jovens brasileiros, sensibilizarão a Comunidade e pedirão orações pela Jornada Mundial da Juventude. Logo após o almoço, está programada uma visita ao Bosque Municipal.
Às 19h30, no Santuário, uma Missa de Envio será celebrada; deverão participar, também, os 13 jovens que representarão o Santuário na Jornada Mundial, no Rio. Logo após os jovens canadenses, durante Vigília Eucarística, testemunharão suas experiências. O grupo se despede de São José do Rio Preto na segunda-feira, 22 de julho.

Nenhum comentário: