sábado, 12 de outubro de 2013

Paróquia Nossa Sra. Aparecida de Votuporanga inaugura galeria de ex-padres



Dentro das comemorações do Jubileu dos 70 anos de sua criação, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga inaugura no próximo sábado, dia 12 de outubro, às 10h, a galeria de fotos dos ex-párocos da comunidade.
A galeria conterá somente as fotos dos párocos, ou seja, os que exerceram governo administrativo,  pois o número de vigários cooperadores é muito grande. Também serão homenageados os freis Arnaldo, que foi vigário cooperador por 13 anos na paróquia, frei Damião e o padre Isidoro, que presidiu a 1ª Missa na cidade. 
A galeria de fotos ficará localizada próxima a porta central da Igreja. Todo o trabalho para resgatar a memória da comunidade paroquial e conseguir as fotos dos párocos teve início em 2011, sendo necessário o contato com diversas paróquias, até mesmo de outros estados brasileiros. 
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga foi criada no dia 22 de dezembro de 1943, com decreto do bispo da época Dom Lafayette Libanio, sendo desmembrada da paróquia de Cosmorama e instalada três dias depois, em 25 de dezembro. 
Ao criar a paróquia, dom Lafayette a confiou sobre a proteção de São Pascoal Bailão. Após pedidos da comunidade paroquial, em 1947 o bispo confirmou Nossa Senhora Aparecida como padroeira da paróquia, em substituição a São Pascoal Bailão, pois antes da criação da paróquia havia a Capela de Nossa Senhora Aparecida. 
O primeiro pároco foi o franciscano frei Francisco Xavier e desde 2011, a paróquia é administrada pelo padre Gilmar Margotto, pároco que cresceu e viveu na comunidade. Da Paróquia Nossa Senhora Aparecida surgiram as demais paróquias e comunidades de Votuporanga. 

Lista com o nome dos Vigários Superiores e
Párocos que passaram pela
 paróquia Nossa Senhora Aparecida

Frei Francisco Xavier (1943 – 1945) – Vigário Superior
Frei Elias Huppe (1945) – Vigário Superior
Frei Meinrado Vogel (1945 – 1946) – vigário encomendado
Padre Arthur Horsthuis (1946) – vigário encomendado
Padre João Schulterwalter (1947 – 1953) - pároco
Frei Gregório de Protásio Alves (1953 – 1956) – Vigário Superior
Frei Ambrósio de Bebedouro (1956 – 1959) - Vigário Superior
Frei Eusébio de Penápolis (1959 -1960) - Vigário Superior
Frei Benjamin Maria de Piracicaba (1960 – 1964) - Vigário Superior
Frei Anselmo de Taubaté (1964 – 1966) - Vigário Superior
Frei Sérgio Maria de Capivari (1966 – 1969) - Vigário Superior
Frei Cirilo Bergamasco ( 1969-1972) - Vigário Superior
Frei Ismael Martignago (1972- 1975) - Vigário Superior
Frei Tarcísio Paulino Leite (1975 – 1978) - Vigário Superior
Frei Eraldo Bortoleto (1978 – 1981) - Vigário Superior
Frei Cirilo Bergamasco (1981) - Vigário Superior
Frei Agostinho Thomazzela (1981 – 1983) - Vigário Superior
Padre Nino Carta (1983 – 1991) – pároco
Padre Edemur José Alves (1991 – 2011) – pároco
Padre Gilmar Antonio Fernandes Margotto (2011 - ) - pároco

*****

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga celebra no próximo sábado, dia 12, o dia de sua padroeira e também padroeira de Votuporanga e do Brasil. 
As festividades tem neste ano o tema: "Com a Mãe Aparecida Seguimos Jesus, Nossa Luz!”. As celebrações iniciam às 8h30, com a Missa das Crianças, que também comemoram seu dia. Após a Missa, às 10h, será inaugurada a Galeria de Fotos dos ex-párocos da comunidade que ficará no interior da Igreja Matriz. Às 10h30, os fiéis realizarão uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas de nossa cidade. 
A paróquia convida a todos que tenham carros, motos, triciclos e bicicletas a participarem da carreata, numa manifestação pública de devoção à padroeira. A concentração de veículos será em frente a Igreja Matriz. 
Ao meio-dia, os fiéis poderão participar da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, consagrando suas vidas à proteção de Maria. No fim do dia, às 17h30, os fiéis sairão em procissão com a imagem da padroeira pelas ruas centrais e após a procissão, será celebrada uma Missa Solene em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo bispo diocesano Dom Tomé Ferreira da Silva e concelebrada pelos padres e diáconos de Votuporanga.



Após a Missa, haverá mais uma noite de Quermesse na barraca ao lado da Igreja. As Festividades da Padroeira tiveram início no dia 03, com a Novena de Nossa Senhora. Durante noves dias, os fiéis puderam rezar e agradecer a Nossa Senhora. Em cada dia, um padre de Votuporanga e região presidiu a celebração. Também nos finais de semana de outubro, está sendo realizada a Sensacional Quermesse na barraca ao lado da Igreja. 
O povo de Votuporanga sempre teve muita fé em Nossa Senhora Aparecida, a ela foi dedicada a primeira capelinha de nossa cidade. Apesar disso, quando foi criada a primeira paróquia, Dom Lafayette Libano, então bispo diocesano, escolheu como padroeiro São Pascoal de Bailão. Tempos depois, a pedidos da comunidade católica local, Dom Lafayette consagrou nossa paróquia à Nossa Senhora Aparecida, tornando ela também, padroeira de nossa cidade. 
Segundo o padre Gilmar Margotto, pároco da Igreja Matriz, “nestas celebrações, procuramos aprofundar o espírito mariano, nossa fé em Deus e o nosso compromisso como cristão. A partir do momento em que nós encontramos em Maria o modelo e exemplo de fé, nós também encontramos nela esse espírito de fraternidade e solidariedade e de modo especial o nosso espírito missionário.” Ele também falou que devemos sempre estar dispostos,  e sermos humildes e perseverantes na fé, como Maria o foi e seguirmos suas palavras: “Eis aqui a serva do Senhor”, conclui. 

Nenhum comentário: