sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Manoel Antunes e HOJE: 124 ANOS DE REPÚBLICA


Salvo melhor juízo, não vi e não li aqui no FACEBOOK nenhuma alusão à data de hoje. Anos atrás festejada e comemorada com fervor cívico. Sinceramente não podemos perder a auto estima pela nossa pátria. Apesar dos trancos, barrancos e solavancos, após 124 anos a ideologia do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca ainda permanece no coração dos homens de bem de nosso país, que lutam contra os males que afligem a todos.E entre esses males da atualidade, o egoísmo e a corrupção ainda são os maiores Para não passar em branco, relembro um pouquinho de nomes da nossa história relacionado com a Proclamação da nossa República e que formaram o nosso primeiro governo republicano: Marechal Deodoro da Fonseca, Presidente; Tenente Coronel Benjamin Constant Botelho de Magalhães; Ministro da Guerra; Comandante Eduardo Wandenkolk, Ministro da Marinha; Jurista Ruy Barbosa, da Fazenda; Aristide Lobo, do Interior; Ruy Barbosa – a principio interinamente – depois Manoel Ferraz de Campos Sales da Justiça; Demétrio Ribeiro, da Agricultura; Quintino Bocaiuva, Relações Exteriores e o Presidente da Assembléia o eminente brasileiro Dr. Prudente de Morais. Essas, em ligeiras pinceladas do quadro em volto, pela mais brilhante moldura, onde se encerram figuras expressivas do passado, que pelas suas honorabilidades, iniciaram um novo regime para a Pátria brasileira, e que têm servido de espelho para o prosseguimento da trajetória luminosa de nossa Pátria, malgrado os escândalos ao longo dessa caminhada. Assim, os que honraram a sua Pátria – seus nomes jamais serão esquecidos. O dia de hoje, que já foi, em certo momento, o feriado nacional mais celebrado, está passando esquecido. Talvez haja, em nossos círculos dirigentes e em nossas elites políticas, certo sentimento de culpa em relação ao que se fez da República brasileira. E isso explicaria o silêncio e a reserva. O regime, que deveria ser o da austeridade e da representatividade popular, tem sido deturpado, em repetidas ocasiões, pelos detentores da força e do dinheiro, e também pelo criminoso exercício de ambições privadas. 
Independente seja lá do que for no seu modo de encarar esses fatos vergonhosos, ame este nosso solo sagrado e CACETADAS nessa cambada que ao longo dos anos vêm infelicitando esta terra iluminada pelo Cruzeiro do Sul: “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.
“Brasil, pátria amada: salvemo-la da sanha corrupta corroendo sua honra, manchando seu berço esplêndido. Corrupção, mal endêmico no Brasil desde a época do estadista Rui Barbosa então declamada em seu desabafo”.

Nenhum comentário: